João Pessoa
Feed de Notícias

Governo realiza encontro para discutir Mais Educação e Saúde na Escola

terça-feira, 13 de agosto de 2013 - 16:54 - Fotos: 

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), realiza nesta terça (13) e quarta-feira (14) o I Encontro Intersetorial Estadual dos Programas: Mais Educação, Saúde na Escola e Bolsa Família. O evento está acontecendo no Xênius Hotel, em João Pessoa, e conta com a participação de 80 pessoas, entre técnicos das secretarias de Saúde, Educação e Gerências Regionais de Educação e assistentes sociais responsáveis pelos programas sociais.

A abertura do encontro foi feita pela gerente executiva de Educação Infantil e Ensino Fundamental, Aparecida Uchôa, representando a secretária Márcia Lucena. De acordo com Aparecida Uchôa, o evento é importante para reforçar a intersetorialidade dos programas Mais Educação, Saúde na Escola e Bolsa Família. Na Paraíba, 603 escolas de um total de 679 unidades de Ensino Fundamental da rede estadual de ensino ofertam o Mais Educação (escola em tempo integral), beneficiando 90.450 alunos.

Para trabalhar a educação integral, a gente precisa conviver com todas as outras secretarias. No entanto, estas são mais imediatas porque os recursos do programa Saúde na Escola, por exemplo, vão direto para as prefeituras e, das prefeituras, para as escolas da rede municipal e estadual. Então as escolas precisam ficar por dentro do que está acontecendo para receber as ações e também para dizer que elas estão acontecendo, senão o recurso não será depositado. Em relação ao Bolsa Família, eles são os agentes prioritários do programa Mais Educação”, explicou a professora.

Aparecida Uchôa ainda afirmou que a intersetorialidade é essencial para a eficácia de cada programa social. “Precisamos fortalecer o trabalho intersetorial dos programas para que cada um faça a sua parte, mas integrado com o outro, para que tudo aconteça com mais eficácia. Para que possamos atingir esse menino e menina da escola com mais presteza, para que provoque neles um melhor aprendizado”, disse.

Evento – Nesta terça-feira (13), os participantes vão assistir a três mesas redondas explicativas sobre o Mais Educação, Saúde na Escola e Bolsa Família. O objetivo é mostrar como a escola deve buscar os recursos e aplicá-los corretamente. Já na quarta-feira (14), será realizado um planejamento pedagógico. “Queremos que todas as ações do programa Mais Educação sejam interdisciplinares. Por isso, o planejamento pedagógico será para pensar em como fazer, sem fugir do currículo base comum, com que as atividades do Mais Educação e Saúde na Escola se engajem nesse currículo”, explicou Cida Uchôa.