João Pessoa
Feed de Notícias

Governo realiza encontro inaugural do Programa Liga pela Paz com as famílias em abril

terça-feira, 24 de março de 2015 - 18:59 - Fotos: 

Nesta terça-feira (24), foi realizado o encerramento do Seminário de Formação em Educação Emocional e Social para Família e Comunidade, que aconteceu simultaneamente em João Pessoa e Campina Grande. A próxima etapa será o acompanhamento pedagógico, trabalho desenvolvido junto às famílias, que iniciará com um encontro inaugural no mês de abril.

Estiveram presentes em João Pessoa a secretária de Estado da Gestão Pedagógica da Educação, Roziane Marinho, e o professor João Roberto Araújo, coordenador do Liga Pela Paz. Participam do seminário educadores, gestores, diretores do Ensino Fundamental I e II, coordenadores do Programa Primeiros Saberes da Infância (PPSI) e professores das escolas da rede estadual de ensino.

Em João Pessoa, o seminário aconteceu na Escola Estadual José Medeiros Vieira, em Jaguaribe. Em Campina Grande, o seminário foi realizado no Centro de Formação de Educadores, inaugurado na última sexta-feira (20) pelo governador Ricardo Coutinho.

O professor João Roberto Araújo, coordenador do Liga Pela Paz, destacou que a educação não acontece só na escola, mas em todos os lugares, principalmente nas famílias. “Nesta formação inicial os educadores entraram em contato com esta temática para entender melhor as famílias e, posteriormente, nos encontros, serão apresentados vídeos, filmes, serão realizadas dinâmicas e vivências no sentido de avançar o olhar dos pais sobre a educação dos filhos e a parceria com a escola nesse processo educativo”, contou.

Ao todo, estão envolvidas 622 escolas de 187 municípios paraibanos das 14 GREs, beneficiando, aproximadamente, 188 mil famílias de alunos do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da rede estadual.

Maria Tereza Belchior, líder pedagógica do Liga Pela Paz, explicou que o trabalho desenvolvido na Paraíba pela Inteligência Relacional no método “Liga pela Paz” está sendo realizado em cinco etapas: sensibilização, formação inicial, acompanhamento pedagógico, formação continuada e avaliação de resultados. Após a finalização da etapa de formação inicial, será realizado, no mês de abril, um encontro inaugural onde os educadores sócio-emocionais formados iniciarão seu trabalho junto às famílias.

“Eu penso que a escola do futuro é aquela que olha não só para o desenvolvimento integral do aluno, mas também para as famílias, para a comunidade, para o bairro, ou seja, para fora. E isso é o que está acontecendo aqui. Trata-se de um ato heroico, por isso, nosso sonho é capacitar mais de 100 mil famílias na Paraíba”, explicou o professor João Roberto Araújo.

Liga pela Paz – Desde 2014, a metodologia Liga Pela Paz, em parceria com o Programa Primeiros Saberes da Infância, deu início a uma nova fase da escola pública paraibana: a criação de uma cultura de paz e não violência nas escolas. A Inteligência Relacional é uma organização cujo foco principal está voltado à Educação, particularmente, à Educação Emocional e Social no contexto da redução da violência e melhoria da aprendizagem de crianças, jovens e adultos. Fundada em 1992, é pioneira no Brasil em pesquisa, criação de material pedagógico, formação de educadores e desenvolvimento comunitário.