Fale Conosco

6 de outubro de 2015

Governo realiza Encontro Estadual de Vigilância Sanitária na Capital



A cidade de João Pessoa vai sediar, no período de 23 a 27 de novembro de 2015, o Encontro Estadual de Vigilâncias Sanitárias, segundo confirmou a diretora-geral da Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa/PB), Glaciane Mendes, ao participar, na sexta-feira (2), de mais uma etapa da Caravana Agevisa, no município de Cuité, na região do Agreste Paraibano.

Falando para inspetores sanitários e gerentes de Vigilâncias Sanitárias dos municípios localizados na 4ª Gerência Regional de Saúde do Estado, Glaciane Mendes disse que o objetivo central do Simpósio é orientar as Visas Municipais para o desempenho de suas ações visando à prevenção dos riscos sanitários em todo o território paraibano.

Parte integrante do Programa “Agevisa Capacita”, que já desenvolveu uma série de ações voltadas para o aperfeiçoamento do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) na Paraíba, dentre as quais a Capacitação em Processo Administrativo Sanitário realizada nos municípios de Campina Grande, Patos e João Pessoa, o encontro de novembro, segundo Glaciane, será mais uma importante oportunidade da Agevisa/PB aprofundar seus conhecimentos sobre a situação das Visas Municipais e, assim, poder contribuir de forma mais efetiva e eficiente na elaboração e implementação das políticas, estratégias e projetos destinados à estruturação, gestão e aperfeiçoamento do SNVS em âmbito municipal.

“É importante promover de forma estruturada a integração e a troca de experiências entre as Visas Municipais e a Agevisa, buscando contribuir com os municípios na implantação das políticas de saúde, no âmbito da Vigilância Sanitária”, comentou a diretora-geral da agência reguladora paraibana. Ela destacou entre os temas a serem debatidos em João Pessoa as discussões sobre o modelo de descentralização para a Vigilância Sanitária; sobre os processos de planejamento, capacitação e pactuação; sobre novas formas de repasse financeiro que sejam adequadas à realidade de Estados e Municípios, e sobre as formas de apoio que podem ser direcionadas ao municípios em suas demandas, notadamente as de maior risco.

Caravana Agevisa – No município de Cuité a Caravana Agevisa realizou a sua penúltima etapa nesta edição de 2015, levando conhecimentos para inspetores e técnicos das Vigilâncias Sanitárias dos municípios da 4ª Gerência Regional de Saúde do Estado. A última etapa tem realização prevista para os dias 27 e 28 de outubro no município de Sousa, no Alto Sertão paraibano.

Realizada nos dias 1 e 2 de outubro, a 6ª etapa da Caravana Agevisa teve a participação da diretora-técnica de Ciência e Tecnologia Médica e Correlatos da Agevisa/PB, Helena Teixeira de Lima Barbosa, que proferiu palestra sobre os efeitos do vício do consumo de produtos derivados do fumo, não só para os fumantes ativos, mas, sobretudo, para os fumantes passivos. Ela falou também sobre as formas de fiscalização que podem ser realizadas pelas Vigilâncias Sanitárias no âmbito dos produtos ligados ao tabagismo.

A Caravana Agevisa é operacionalizada pela gerente técnica da Agevisa em Guarabira (Regional I), Ana Lúcia Teixeira dos Santos, e pela técnica da Gerência Técnica Regional II (Campina Grande), farmacêutica Maria Salete Naro Guimarães, e conta com o apoio e participação pessoal da diretora-geral da Agevisa/PB, engenheira de Alimentos Glaciane Mendes.