Fale Conosco

9 de setembro de 2015

Governo realiza Dia de Campo para estimular produção de algodão colorido



Os agricultores familiares da região do Vale do Paraíba terão oportunidade de conhecer, nesta quinta-feira (10), as tecnologias para o cultivo de algodão colorido durante o Dia de Campo que acontece na Comunidade Canto Alegre, no Assentamento Campos, em Salgado de São Felix, a partir das 8h. O evento é promovido pelo Governo do Estado, por meio da Gestão Unificada Emepa/Interpa/Emater, vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, em parceria com a Embrapa Algodão e prefeitura municipal.

Com quatro estações, o Dia de Campo constará de apresentação e introdução, manejo cultural, pragas e doenças e aspectos econômicos. Segundo o presidente da GU, Nivaldo Magalhães, o evento é uma forma de incentivar a ampliação de área plantada dessa cultura, criando com isso oportunidade trabalho e renda para o agricultor familiar.

A Emater-PB acompanha 51 produtores de algodão nos municípios de Salgado de São Félix e Gurinhém, sendo que sete trabalham com o tipo colorido. A proposta dos técnicos é fazer com que aumente o número de famílias cultivando algodoais, com a variedade colorida que aparece como alternativa de renda e conta com mercado garantido.

Na Fazenda Campos, por exemplo, onde vai ocorrer o Dia de Campo, o agricultor João Lourenço tem plantação de algodão colorido da variedade Rubi em 1,5 hectare em sistema de sequeiro. O jovem agricultor José de Lira Neto também cultiva um hectare de algodão colorido no sistema agroecológico, com orientação técnica da Emater.