Fale Conosco

12 de maio de 2018

Governo realiza Dia D da Campanha de Vacinação contra a Influenza neste sábado em todo estado



RicardoPuppe Diaa D Gripe Itaporanga 6 270x180 - Governo realiza Dia D da Campanha de Vacinação contra a Influenza neste sábado em todo estadoTodo sábado o aposentado Manuel Pedro vai à feira livre, no centro de Itaporanga. Neste sábado (12), ele fez diferente e, antes de fazer as compras, foi cuidar da saúde. Ele foi um dos primeiros a tomar a vacina contra a gripe, no centro da cidade, onde houve a abertura oficial do Dia D da 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza (gripe), promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com os municípios. A ação em todo o estado conta com mais de dois mil postos de vacinação – que estão abertos até às 17h – e o envolvimento de 7 mil pessoas. A campanha começou no dia 23 de abril e vai até o próximo dia 1º de junho.

Em Itaporanga, foram ofertados vários serviços de saúde e houve apresentações culturais, com as presenças de palhaço e do personagem Zé Gotinha e um café da manhã, além da vacina para os grupos prioritários.

Aos 83 anos, Seu Manuel faz parte do grupo prioritário de pessoas com 60 anos ou mais. Ele fez questão de levar o cartão de vacinação. “Tomo a vacina desde que ela existe e nunca perdi nenhum ano. Tenho muito medo de ficar gripado”, disse o aposentado, que citou com orgulho a contabilidade curiosa de sua vida. “Tenho 83 anos, sou casado pela terceira vez e tive 14 filhos. Não quero que uma gripe destrua minha vida”, confessou.

RicardoPuppe Diaa D Gripe Itaporanga 2 1 270x180 - Governo realiza Dia D da Campanha de Vacinação contra a Influenza neste sábado em todo estadoThainá da Silva, de dois anos e 11 meses, está no grupo prioritário de crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias). Ela estava toda animada para falar com o Zé Gotinha com quem tirou uma foto. “Acho que essa vacina é muito importante para evitar que ela adoeça”, declarou a mãe de Thainá, a manicure Talita Monique.

Ainda há os grupos prioritários formados por gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores de saúde; indígenas; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional e professores de escolas públicas e privadas.

A vacinação é uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza grave e de suas complicações. A meta, neste ano, é vacinar pelo menos 90% do público alvo que corresponde a 819.662 pessoas. O município de Itaporanga tem uma população de 5.269 público-alvo para a campanha da influenza e o que motivou a escolha para a abertura do Dia D é que o município vem atingindo a cobertura vacinal ao longo dos anos. Em 2016, a cobertura vacinal no município foi de 100% e em 2017, foi de 101,84%

RicardoPuppe Diaa D Gripe Itaporanga 9 270x180 - Governo realiza Dia D da Campanha de Vacinação contra a Influenza neste sábado em todo estado“Ficamos muito satisfeitos com este resultado e esperamos que este empenho continue até o final da Campanha, em Itaporanga e também nos outros municípios do estado”, disse a gerente executiva de Vigilância em Saúde, Renata Nóbrega, que aproveitou a oportunidade para parabenizar os enfermeiros pelo seu dia, 12 de maio. “Quero prestigiar estes guerreiros que trabalham na prevenção, promoção e defesa da saúde pública”, disse a gerente, que também é enfermeira.

A secretária de Saúde de Itaporanga, Rosália Farias, que também é enfermeira, agradeceu o trabalho dos enfermeiros e de toda equipe de saúde do município que contribui para que a meta da campanha seja atingida. “O trabalho dos enfermeiros neste processo é muito RicardoPuppe Diaa D Gripe Itaporanga 10 270x180 - Governo realiza Dia D da Campanha de Vacinação contra a Influenza neste sábado em todo estadoimportante. São eles que passam as informações para os ACS que repassam para as comunidades. Sem falar que todos os dias eles estão nas Unidades de Saúde da Família prestando informações preventivas à população. Todo respeito a eles e a todos os profissionais de saúde que integram as equipes”, declarou.

Alguns estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias, de 39% a 75% a mortalidade global e em, aproximadamente, 50% nas doenças relacionadas à influenza.