João Pessoa
Feed de Notícias

Governo realiza ‘Dia D’ da Campanha de Multivacinação com abertura em Bayeux

sábado, 24 de setembro de 2016 - 14:32 - Fotos: 

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, realizou, neste sábado (24), o Dia D da Campanha de Multivacinação. A abertura oficial foi no município de Bayeux, que vem apresentando uma grande cobertura vacinal desde que a campanha começou   na segunda-feira (19). A abertura aconteceu no Posto de Saúde do Mário Andreazza, com palhaços, bonecos, brincadeiras e distribuição de pirulitos e pipoca, atraindo uma grande quantidade de moradores.

“De janeiro até setembro de 2016, Bayeux tem apresentado uma performance de destaque em relação à cobertura vacinal. Daí a escolha do município para a abertura”, argumentou a gerente executiva de Vigilância em Saúde, Renata Nóbrega.

A secretária de Saúde de Bayeux, Ana Cristina da Costa, explicou que no município há um trabalho intenso dos agentes de saúde. “Os ACS vão de porta em porta; olham o cartão de vacinação e já fazem o encaminhamento para os postos de saúde de quem precisa colocar a vacina em dia, uma estratégia quem vem dando muito certo”, comentou.

A vacinação segue em todo estado em mais de 1000 postos, até as 17 h. A Campanha de Multivacinação começou em todo o Estado na segunda-feira (19) e se estende até o dia 30 de setembro.

A campanha tem o objetivo de atualizar a caderneta de vacinação e melhorar a cobertura vacinal de crianças menores de 5 anos e na faixa etária de 9 a menor de 14 anos – a inclusão dos adolescentes é uma novidade desta edição. “Por se tratar de uma avaliação e atualização das cadernetas, esta campanha não tem metas a cumprir. Nossa missão é colocar as cadernetas do público-alvo em dia”, explicou a chefe do Núcleo de Imunização,  Isiane Queiroga.

As adolescentes de 12 anos, Letícia Farias e Lizandra de Lima, tomaram a vacina contra o HPV, uma das causas do câncer de colo do útero. “Eu tava um pouco nervosa, achando que ia doer, mas não dói nada e ainda protege a gente de doenças”, disse Letícia, que foi ao posto incentivada pela amiga. Agora, as duas se comprometeram em chamar as outras amigas.

A dona de casa Raquel Bezerra levou os filhos, Maria Eduarda, de 1 ano e 5 meses, e José Eduardo, de 4 anos, para tomar Vitamina A. “Essa campanha é muito boa porque nessa correria da vida a gente acaba esquecendo”, disse.

A campanha prevê a atualização da caderneta das seguintes vacinas: BCG, Meningo, Penta, Pneumo, Pólio, Rotavírus, Tríplice Viral D 1 e D  2, Hepatite A e HPV D1 e D2.