Fale Conosco

21 de maio de 2012

Governo realiza curso sobre Direitos Humanos de LGBT com foco na capacitação de policiais e agentes



O Governo do Estado realiza a partir desta terça-feira (22) o Curso Direitos Humanos de LGBT, com o objetivo de capacitar agentes da segurança pública e cerca de 100 policiais civis e militares. A conferência de abertura do curso está marcada para as 19h, no Centro de Educação da Polícia Militar da Paraíba, por trás do Detran, no bairro Mangabeira VII, na Capital.

O tema discutido na primeira noite será a “Cidadania LGBT: avanços e desafios no Brasil”. A mesa de abertura contará com a participação das secretárias da Mulher e da Diversidade Humana, Iraê Lucena e Gilberta Soares; da secretária de Desenvolvimento Humano Aparecida Ramos, do secretário de Segurança e da Defesa Social, Claudio Lima, além do comandante geral da Polícia Militar da Paraíba, coronel Euller Chaves, de representantes do Fórum de Entidades LGBT da Paraíba, e da coordenadora do Espaço LGBT, Ângela Chaves.

A programação, que se estende até esta quarta-feira (23), faz parte da jornada de capacitações do Espaço LGBT e faz referência ao Dia Internacional de Luta Contra a Homofobia, comemorado no último dia 17.

Fazem parte da programação do curso mesas redondas sobre “Gênero e Diversidade Sexual”, “Discriminação e violências contra LGBT – o que a Segurança Pública tem a ver com isso” e o “Papel da Polícia no Enfrentamento à Homofobia; apresentações sobre o “Quadro da Homofobia na Paraíba”, “Rede Estadual de Proteção e Garantia dos Direitos de LGBT” e “Enfrentamento à Homofobia”. Oficinas sobre “Homofobia”, “Implementação de Decretos e Leis Estaduais”, “Cidadania LGBT” e, por fim, uma plenária para apresentação dos trabalhos dos grupos.

O evento é uma realização da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (SEMDH), através das Gerências de Direitos Sexuais e LGBT e do Centro de Referência de Direitos Humanos de LGBT e Combate à Homofobia (Espaço LGBT), e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), em parceria com Secretaria de Estado de Segurança e Defesa Social (Seds) e Centro de Educação da Polícia Militar do Estado da Paraíba.