Fale Conosco

16 de novembro de 2011

Governo realiza curso de formação de educação em direitos humanos e cidadania



Neste dia 16 de novembro, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) como Dia Internacional para a Tolerância, o Governo do Estado, por meio da Gerência Operacional de Integração Escola Comunidade (Goiesc), da Secretaria de Estado da Educação (SEE), está promovendo o primeiro módulo do curso de formação “Educação em Direitos Humanos e Cidadania: uma escola sem violência, homofobia e racismo”. O curso, que também tem a promoção do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos da UFPB, acontece na Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep), até a próxima sexta-feira (18).

O curso objetiva capacitar 60 profissionais da educação básica da rede estadual de ensino (gestores, professores e técnicos) a promover uma cultura de paz e de direitos humanos nas escolas, bem como fomentar o protagonismo dos educadores nos seus locais de trabalho por meio do conhecimento da sua realidade e elaboração de planos de ação, além de avaliar e fortalecer conceitos em torno de valores e ações que possibilitem uma escola sem violência, homofobia e racismo. “É primeira vez que promovemos este curso na Paraíba. Nossa proposta é que os profissionais da educação do Estado saiam daqui e coloquem em prática o que aprenderam, incluindo essa cultura de paz nos planos de ação das escolas”, explicou a gerente da Goiesc, Hígia Margareth.

Neste primeiro módulo, os professores saberão mais sobre os fundamentos históricos e conceituais dos direitos humanos, considerando sua concepção universal e cultural. O próximo módulo, a ser realizado entre 14 e 16 de dezembro, abordará os aspectos ético-filosóficos e políticos da Educação em Direitos Humanos. Após o recesso do final do ano, acontece o terceiro módulo, de 7 a 9 de fevereiro de 2012, tratando da diversidade e da cidadania (etnicorracial, ciganos, indígenas, cidadania LGBT, educação ambiental e religiosidade). O quarto módulo será entre 8 e 10 de março, sobre mediação de conflitos e gestão democrática na escola. O quinto e último módulo acontece de 11 a 13 de abril e trata sobre os fundamentos educativo-metodológicos da Educação em Direitos Humanos.