Fale Conosco

11 de setembro de 2015

Governo realiza Conferências Territoriais de Juventude no Cariri e Médio Sertão



O Governo do Estado, por meio do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e a Secretaria Executiva de Juventude, realiza nesta semana as Conferências Territoriais de Juventude nos territórios do Cariri Ocidental(16), Médio Sertão(17) e Cariri Oriental(18). 

As Conferências Territoriais de Juventude são consideradas como etapa eletiva da Conferência Estadual de Juventude, e tem por objetivo promover a participação dos jovens do campo na elaboração de propostas que busquem atualizar a agenda da juventude para o desenvolvimento do Brasil, reconhecendo e potencializando as múltiplas formas de expressão juvenil.

A primeira conferência territorial apoiada pelo Procase será na região do Cariri Ocidental, em Sumé, na próxima quarta-feira (16), na Escola Estadual José Gonçalves, a partir das 8h.  A atividade, que conta com o apoio do Banco do Brasil, do Sebrae e da Prefeitura de Sumé, deve receber a presença de cerca de 100 jovens dos 17 municípios do território. 

No território do Médio Sertão, a Conferência será realizada na próxima quinta-feira (17), no Café Cultura, no município de Santa Luzia. Já no Cariri Oriental, a conferência será realizada na sexta-feira (18), na Escola Estadual Professor Luiz Gonzaga de A. Burity, no município de Soledade. 

Na próxima semana, nos dias 21 e 26, serão realizadas as Conferências Territoriais do Curimataú, no município de Cuité, e do Seridó, no município de Juazeirinho. 

CONFERÊNCIA TERRITORIAL – Com a temática geral “As várias formas de mudar o Brasil: Por Avanços Sociais e Conquistas Democráticas”, a programação das conferências territoriais está centrada na discussão e elaboração de propostas a partir de seis eixos temáticos, referenciados pelos direitos previstos do Estatuto da Juventude. São eles: Direito à Cidadania, à Participação Social e Política e à Representação Juvenil, a Comunicação e à Liberdade de Expressão; Direito à Educação, à Cultura e ao Desporto e Lazer; Direito à Profissionalização, ao Trabalho e à Renda; Direito à Diversidade, à Igualdade, à Segurança Pública e ao Acesso à Justiça; Direito à Saúde, à Sustentabilidade e ao Meio Ambiente; Direito ao Território e à Mobilidade. As conferências territoriais também apontam as diretrizes para a elaboração do Plano Nacional e Estadual de Juventude e o Plano Nacional de Sucessão Rural.

De cada Conferência Territorial são eleitos delegados que vão representar as propostas apresentadas no âmbito territorial na Conferência Estadual, que ocorrerá entre os dias 29 e 31 de outubro, em João Pessoa. A delegação de cada território deve respeitar a paridade de gênero e a proporcionalidade étnico-racial, de acordo com a realidade local, deve ter no mínimo 80% dos integrantes com idade entre 15 e 29 anos com representação de vários municípios do território, e deve conter entre 20% a 40% de representantes do Poder Público.

O PROCASE – O Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú é uma ação do Governo do Estado da Paraíba que conta com o apoio do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola para apoiar iniciativas de organizações de agricultores/as familiares em 56 municípios paraibanos, buscando desenvolver ações que fortaleçam a convivência com o semiárido.