Fale Conosco

22 de outubro de 2015

Governo realiza conferências regionais de segurança alimentar



O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh) e da Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Economia Solidária (Sesaes), realizou entre os meses de abril a julho, sete Conferências Regionais de Segurança Alimentar e Nutricional e quatro Conferências Temáticas – Acesso à Terra e Água, Indígena, Ciganos e Étnico Racial, em várias localidades da Paraíba, e por último a IV Conferencia Estadual, que aconteceu em agosto.

O foco principal dessas conferências foi de construir propostas para uma reflexão a cerca de novas políticas públicas e fazer um chamamento para garantir a soberania alimentar, defendendo aquilo que faz parte da cultura do povo, e, sobretudo, gerar sustentabilidade na segurança alimentar e nutricional. O tema escolhido “Comida de verdade no campo e na cidade: Por direitos e soberania alimentar” foi sugestivo para fortalecer esse espaço ainda novo.

Após essas conferências, a Paraíba deu um passo importante com a execução do MapaSAN 2015, que servirá de eixo de discussão para a 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, que acorrerá nos dias 3 a 6 de Novembro em Brasília. O principal objetivo do MapaSAN é a pesquisa sistemática de informações relevantes sobre o aprimoramento da gestão do Sistema e da Política Segurança Alimentar e Nutricional no âmbito dos estados e municípios brasileiros.

Esse mapeamento aconteceu durante dois meses e continua aberto o sistema até 30 de outubro. Entre outros avanços, o MapaSAN este ano (2015), disponibilizou um item no questionário que aborda a situação dos povos indígenas e povos e comunidades tradicionais. Esse resultado tem sido expressivo para a adesão dessa política, em 2014 dentre os 223 municípios paraibanos, 80 (35,9%) participaram, já em 2015 141 (78%) concluíram o preenchimento do questionário.