Fale Conosco

5 de março de 2012

Governo realiza conferências municipais sobre agricultura familiar



Nesta segunda-feira (5), os municípios de Capim e Itaporanga realizam suas conferências Territoriais de Assistência Técnica e Extensão Rural 2012. O objetivo é discutir o fortalecimento da agricultura familiar e escolher os delegados representantes dos agricultores familiares para a Conferência Estadual que acontecerá nos dias 14 de 15 deste mês, em João Pessoa. As conferências começaram nessa quinta-feira (1º), em Monteiro, e terminam em Juru, no dia 12.

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), por meio da Empresa de Assistência Rural e Extensão Rural (Emater), além de outros parceiros, está mobilizando agricultores familiares para as conferências nos municípios. O papel da assistência técnica e o debate sobre a política nacional de assistência técnica e extensão rural são as principais motivações e discussões desses eventos.

Tendo como tema central a “Assistência Técnica e Extensão Rural para a Agricultura Familiar e Reforma Agrária e o Desenvolvimento Sustentável do Brasil Rural”, o evento conta com a participação de representantes de órgãos públicos e da sociedade civil. Outros temas serão: “Ater e o Desenvolvimento Rural Sustentável”; “Ater para a Diversidade da Agricultura Familiar e a Redução das Desigualdades”; “Ater e Políticas Públicas”; “Gestão, Financiamento, Demanda e Oferta dos Serviços de Ater”; e “Metodologias e Abordagens de Extensão Rural”.

A versão estadual das conferências vai selecionar 20 delegados paraibanos para participar da 1ª Conferência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar, entre os dias 23 a 26 de abril, em Brasília.

Maioria – Segundo dados da Emater, a Paraíba possui cerca de 600 mil agricultores familiares, representando 83,7% do total de produtores rurais. Conforme o zoneamento dos territórios, são 144.655 propriedades de agricultores rurais no Estado assessorados pelos extensionistas rurais.

Também são articuladores e coordenadores destes eventos, além da Sedap, o Conselho Estadual do Desenvolvimento Rural Sustentável, a Emater Paraíba e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).