Fale Conosco

27 de abril de 2015

Governo realiza Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional em Baía da Traição



O município de Baía da Traição vai receber nesta quinta-feira (30) a Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional com temática específica para a população indígena. O evento vai acontecer durante todo o dia na Pousada das Ocas e será mais uma ação do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), da Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Nutricional e do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea-PB).

Segundo a secretária da Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan-PB), Aldacy Paiva, a importância dessas conferências temáticas é garantir a representatividade de comunidades específicas. Após a discussão ao acesso a terra e água em Patos e da questão dos indígenas na Baía da Traição, seguirão discussões específicas para ciganos, em Sousa, e sobre questão étnico racial em João Pessoa, nos próximos dias 2 de junho e 6 de julho, respectivamente.

A representante da Caisan-PB ressalta a importância do tema segurança alimentar – assunto que perpassa vários setores e 18 secretarias do Estado, a exemplo da Saúde e Educação – e destes espaços na construção de políticas públicas para efetivação do direito humano à alimentação adequada e saudável.

Patos – No último dia 22 de abril, em Patos, aconteceu a primeira Conferência Temática da Paraíba. Aldacy Paiva explicou que a conferência de Patos obteve boa participação da sociedade civil e governamental, além da presença de representantes quilombolas e contou com dois importantes momentos. No dia 22, houve a discussão da temática de acesso a terra e água com estes representantes. Em um segundo momento, no dia 23, foi feita a Conferência Regional, reunindo 47 municípios da região próxima, quando foram eleitos delegados que representarão o Estado na etapa nacional, a ser realizada em novembro deste ano, em Brasília.

Cronograma

Conferências Regionais na Paraíba
Região Município que sediará a Regional Previsão de data
04 Agreste Campina Grande 28/Maio
07 Alto Sertão Sousa 03/Junho
02 Brejo Guarabira 11/Junho
05 Cariri Sumé 13/Maio
03 Curimataú Picuí 20/Maio
01 Litoral João Pessoa 07/Julho
06 Médio Sertão Patos 23/Abril

 

 

Conferências Temáticas na Paraíba
TEMAS Município Data
01 Acesso a Terra e Água Patos 22/abril
02 Específica para Ciganos Sousa 02/Junho
03 Étnico Racial João Pessoa 06/julho
04 Específica para Indígenas Baia da Traição 30/Abril