João Pessoa
Feed de Notícias

Governo realiza capacitação sobre Técnicas de Auditoria Assistidas por Computador

quinta-feira, 5 de abril de 2018 - 11:35 - Fotos:  Secom-PB

O Governo da Paraíba, por meio da Controladoria Geral do Estado – CGE, iniciou, nessa quarta-feira (4), capacitação sobre Técnicas de Auditoria Assistidas por Computador (TAAC´s) para auditores e analistas de sistemas da CGE.

Direcionado aos auditores e profissionais de Tecnologia da Informação – TI da CGE, o treinamento trata sobre técnicas e ferramentas de auditoria que possibilitam realizar testes de controle em bases de dados e demais ambientes de TI.

A capacitação acontece até o dia 6 de abril, no hotel Verdegreen e conta com as instruções dos especialistas Percival Soares e Daniel Santos, da empresa Intellectual Business, profissionais com experiência em empresas multinacionais de auditoria como PriceWaterHouse Coopers e Deloitte, além de atuação no Instituto dos Auditores Internos do Brasil.

Segundo o gerente Executivo de Auditoria da CGE, Letácio Tenório, um dos desafios encontrados na área de auditoria é aliar a tecnologia ao trabalho de controle interno desenvolvido pelos auditores, sendo fundamental a prática de capacitações a fim de aproximar o servidor destas ferramentas que tendem ao auxiliá-lo.

“A tecnologia hoje é um requisito essencial para o profissional. É preciso dominar técnicas e ferramentas que possibilitem ampliar os testes de auditoria, verificando a integridade de grandes bases de dados, a segurança de controles internos em sistemas de informações e vulnerabilidades; dentre inúmeros testes de auditorias que possibilitam avaliar a segurança da informação. Para isso é fundamental termos profissionais capacitados e que tenham domínio de ferramentas de auditoria”, afirma Letácio.

O auditor destaca que a CGE adquiriu recentemente, por meio de recursos do Profisco/BID, uma ferramenta Canadense de CAAT (Computer Aided Audit Tools) da qual possibilitará um grande avanço nas auditorias, como também na geração e tratamento de informações contábeis, supervisionadas pela Contadoria Geral do Estado. A CAAT é uma ferramenta de auxilio de auditoria onde se é possível realizar testes de integridade de dados em tempo real, com aviso por e-mail caso ocorra alguma divergência no banco de dados.

“Essa ferramenta possibilitará implementar tanto a Auditoria quanto o Monitoramento Contínuo em sistemas de TI, integrando diversas bases de dados que contribuirão de forma efetiva para a segurança e integridade da informação”, pontou.