João Pessoa
Feed de Notícias

Governo realiza capacitação sobre Programa Garantia Safra 2015/2016

sexta-feira, 7 de agosto de 2015 - 11:02 - Fotos: 

A Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido dá prosseguimento às capacitações sobre o programa Garantia Safra 2015/2016, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Emater. A ação visa capacitar os técnicos da Emater, presidentes dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) e secretários de Agricultura dos municípios para os procedimentos de adesão ao programa, além da participação de representantes sindicais e associações sobre as normas para a Safra 2015/2016.

A programação já promoveu reuniões nas cidades de São João do Rio do Peixe, Pombal, Santana de Mangueira, Patos, Água Branca, Gurjão, Pocinhos, Alcantil e Lagoa Seca. A primeira reunião ocorrida na cidade de São João do Rio do Peixe, contou com a participação de 67 pessoas entre prefeitos, secretários de agricultura municipais, representantes de sindicatos e dos Conselhos do Território do Alto Sertão. As duas últimas reuniões vão  acontecer em Natuba e Caiçara nos dias 7 e 11 de agosto, respectivamente.

O objetivo segundo o secretário Lenildo Morais além de implementar a Safra 2015/2016, serve também para sanar dúvidas sobre a operação do sistema informatizado que fiscaliza e faz a verificação de plantios e perdas do programa que compreende a Safra 2014/2015.

Segundo o coordenador estadual do Garantia Safra, Alessandro Silva, as capacitações são importantes porque sempre há mudanças no programa, como também de secretários de Agricultura, presidentes de CMDRS e técnicos vistoriadores. A equipe formada para essas reuniões é composta, além do coordenador por representantes da coordenação nacional do GS, Ranyfabio-consultor do MDA para o GS na Paraíba, e representantes da Sedap.