Fale Conosco

15 de maio de 2015

Governo realiza capacitação sobre o Programa Nacional de Gestão de Custos em João Pessoa e Patos



O Governo do Estado, por meio do Núcleo de Economia da Saúde, realiza nos dias 20 e 22 de maio, nos municípios de Patos e João Pessoa, uma Capacitação para Implantação do Programa Nacional de Gestão de Custos (PNGC) em Unidades Hospitalares. As capacitações serão realizadas das 8h às 16h, na 6ª Gerência Regional de Saúde, em Patos (dia 20), e no auditório do Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa (dia 22). O evento contará com a presença dos consultores Daniel Aran e Mário Toscano.

Participarão da capacitação em Patos o Hospital Regional de Patos, Maternidade de Patos, Hospital Regional de Taperoá, Hospital Regional de Catolé do Rocha, Hospital Regional de Sousa, Hospital Regional de Princesa Isabel, Hospital Regional de Pombal, Hospital Regional de Cajazeiras, além das Unidades de Pronto Atendimento de Princesa Isabel e Cajazeiras. Já o público-alvo da capacitação em João Pessoa será o Hospital Clementino Fraga, Hospital Juliano Moreira, Hospital Arlinda Marques, Hospital Frei Damião, Hospital de Trauma de Campina Grande, Hospital de Picuí, Hospital de Guarabira, Hospital de Mamanguape, Hospital de Trauma de João Pessoa e Unidades de Pronto Atendimento de Santa Rita e Guarabira.

Durante o evento serão abordados temas como gestão e classificação de custos, metodologia de custeio, classificação dos centros de custos, itens de custo, itens de produção, sistema Apurasus, entre outros. “Nesse evento vamos capacitar as novas unidades de saúde que estão entrando no PNGC. Além disso, haverá um plantão para tirar as dúvidas das unidades que já receberam treinamento inicial e orientação para as unidades que já têm o sistema Apurasus”, explicou a chefe do Núcleo de Economia da Saúde, Shirleyanne Brasileiro.

A chefe do Núcleo de Economia da Saúde lembrou que uma das prioridades para o ano de 2015 é a implantação do sistema Apurasus em toda a rede hospitalar estadual. O Apurasus, sistema que apura os custos na rede hospitalar, começou a ser implantado ano passado em sete hospitais piloto: Traumas de João Pessoa e Campina Grande, Maternidade Frei Damião, Complexo Hospitalar Clementino Fraga, Arlinda Marques, Hospitais Regionais de Picuí e Cajazeiras. Devido aos bons resultados alcançados, este ano o sistema deverá chegar a toda a rede hospitalar estadual.

“Começamos apresentando o sistema aos gestores das unidades de saúde. A intenção era que eles já voltassem para os seus respectivos locais de trabalho dando início à implantação do Programa Nacional de Gestão de Custo e, dessa forma, detectando e contendo os ralos dos gastos desnecessários. Além disso, é importante porque os gestores podem identificar em números precisos tudo o que é gasto em suas unidades”, disse Shirleyanne.

Ela adiantou ainda que está prevista a assinatura dos termos de compromisso entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e os diretores dos hospitais até o mês de junho. Já nos dias 09,10 e 11 de junho será realizado treinamento com a equipe técnica do Ministério da Saúde /DESID para as unidades que estão sendo implantadas neste 1º semestre de 2015. “Além da implantação do Apurasus, estamos alimentando o sistema de Banco de Preço em Saúde (BPS), dando suporte e orientação de como alimentar as informações”, disse Shirleyanne.

Apurasus – É um sistema de informação disponibilizado pelo Ministério da Saúde em que todos os dados de gastos nas unidades de saúde do Estado são parametrizados e, assim, calculados os custos dos atendimentos finais nas unidades de saúde. O programa tem o objetivo de promover a implantação, o acompanhamento e o controle dos custos hospitalares das unidades do Governo.