Fale Conosco

4 de abril de 2013

Governo realiza capacitação sobre exame citopatológico em Campina Grande



A Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com o Centro Especializado de Diagnóstico do Câncer  (CEDC) e a Gerência Regional de Saúde de Campina Grande, realiza na manhã desta quinta-feira (4) uma capacitação sobre o exame citopatológico. O evento, que acontece no auditório do Hospital Regional de Urgência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, é destinado a  cerca 100 profissionais das Unidades de Saúde da Família (Atenção Básica) responsáveis pela coleta do material necessário para o exame, que é preventivo para o câncer de colo de útero.

A capacitação é ministrada pela médica Vanúzia Miranda, do Centro Especializado de Diagnóstico de Câncer. “A partir do acompanhamento e monitoramento que realizamos, priorizamos os municípios que apresentaram problemas na qualidade  do exame durante o ano de 2012, seguindo as referências da Organização Pan-Americana da Saúde”, explicou Charlene de Oliveira Pereira, psicóloga sanitarista que faz parte da área técnica da saúde da Mulher da SES.

Ela explicou que no nível primário de atenção à saúde, a qualificação da coleta do citopatológico é um dos componentes essenciais para se garantir o sucesso do rastreamento e do diagnóstico precoce do câncer do colo do útero, contribuindo na redução da incidência e mortalidade por este tipo de câncer. “A capacitação é de grande importância, uma vez que todos devem estar unidos no combate ao câncer ginecológico e quem ganha com isso são as usuárias do SUS”, finalizou Charlene Pereira.