Fale Conosco

4 de dezembro de 2014

Governo realiza capacitação sobre coleta de amostras para exames laboratoriais



O Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba (Lacen-PB), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB), através da Gerência de Vigilância em Saúde (Gevs) realiza nesta quinta-feira (4) o Seminário para o lançamento do Manual de Coleta, Acondicionamento e Transporte de amostras biológicas para exames laboratoriais. O evento começa às 8h e se estende até as 17h no Auditório da Asplan, no Centro da Capital.

Serão 230 participantes, entre profissionais da saúde dos núcleos de Vigilância Epidemiológica dos municípios e das Gerências Regionais de Saúde, além dos Núcleos hospitalares de Vigilância Epidemiológica e  Laboratórios.

O Lacen-PB tem como missão realizar análises laboratoriais com qualidade, confiabilidade, agilidade e respeito à cidadania, visando gerar informações à tomada de decisões em vigilância em saúde, como também monitorar e supervisionar as atividades desenvolvidas em todos os níveis da Rede Estadual de Laboratórios.

De acordo com a diretora técnica do Lacen-PB, Gerlania Sarmento da Silva, oobjetivo deste seminário é o lançamento do Manual de Coleta, Acondicionamento e Transporte de amostras biológicas para exames laboratoriais (versão online). “A intenção é disponibilizar orientações relacionadas à fase pré-analítica dos ensaios (coleta de amostras, acondicionamento e transporte), proporcionando a padronização de procedimento e gerando, assim, resultados confiáveis”, disse ela.

De acordo com Gerlania, o manual que será repassado para os profissionais contém informações necessárias para o correto procedimento de coleta, armazenamento e transporte de amostras biológicas com o propósito de orientar os técnicos que lidam com procedimentos relativos ao encaminhamento de amostras para análise, atendendo a pré-requisitos legais e técnicos.

“O Lacen-PB é referência estadual para diagnósticos de doenças infecciosas, com ênfase para as doenças de notificação compulsória e de interesse epidemiológico, sanitário e ambiental. Com estas orientações aos profissionais envolvidos, as amostras chegarão em conformidade ao Laboratório, garantindo um resultado confiável e uma resposta mais rápida a população”, esclareceu.

Informações poderão ser obtidas através dos telefones 3218-5924 e 3218-5922 ou pelo e-mail: josylacenpb@gmail.com