João Pessoa
Feed de Notícias

Governo realiza capacitação para implantação do Apurasus

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016 - 17:53 - Fotos:  Ricardo Puppe

O Governo do Estado, por meio do Núcleo de Economia da Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB), realizou, na manhã desta sexta-feira (22), mais uma capacitação para os diretores e representantes de hospitais estaduais sobre o Sistema Apurasus. A capacitação aconteceu no Centro Formador de Recursos Humanos da Paraíba (Cefor-RH), e reuniu representantes dos hospitais que ainda não implantaram o sistema do Programa Nacional de Gestão de Custos do Governo Federal (PNGC).

Participaram da oficina diretores e técnicos das unidades hospitalares do município de Belém, Lagoa de Dentro, Serraria, Solânea, Santa Luzia, Itaporanga, Aguiar, Itabaiana, Itapororoca, Piancó, Queimadas, além do Hospital Edson Ramalho, na capital.

Durante toda a manhã foram abordados temas como a importância de apurar custos, o que é PNGC, Gestão de Custos no SUS, Noções de Contabilidade de Custos, Metodologia de Custeio, entre outros. A faturista de contas médicas do Hospital de Serraria, Maria Gorete dos Santos, falou sobre a importância da implantação do Sistema Apurasus nas unidades hospitalares. “É muito importante a implantação do Apurasus, pois assim vamos ficar informados de todos os custos do hospital, o que facilita e melhora muito o trabalho das unidades hospitalares, refletindo em melhorias no serviço e atendimento para a população paraibana”, disse.

A coordenadora do Núcleo de Economia da Saúde da SES-PB, Shirleyanne Brasileiro, estava animada com a adesão das unidades hospitalares. “O Núcleo de Economia está muito entusiasmado, pois compareceram representantes de todas as unidades convidadas, e eles têm dado respostas satisfatórias, demonstrando entusiasmo com a implantação do Apurasus, além de mostrar preocupação com os prazos. Podemos dizer que é um choque de gestão cultural dentro da instituição formatar novos fluxos de controle para esse gastos”, explicou.

Shirleyanne lembrou que essa foi a última capacitação para a implantação, porém ainda serão realizadas duas etapas com a presença do Ministério da Saúde. “As próximas reuniões, todas com a participação do ministério, serão para a apresentação da metodologia fundamentada e, em seguida, para a entrega do sistema. “O Ministério da Saúde fará a entrega final do Apurasus para toda a rede. Com isso, pretendemos estar com o sistema de custos funcionando em toda a rede hospitalar estadual até o final de abril”, concluiu Shirleyanne.

Apurasus – É um sistema de informação disponibilizado pelo Ministério da Saúde em que todos os dados de gastos nas unidades de saúde do Estado são parametrizados e, assim, calculados os custos dos atendimentos finais nas unidades de saúde. O programa tem o objetivo de promover a implantação, o acompanhamento e o controle dos custos hospitalares das unidades do Governo.