João Pessoa
Feed de Notícias

Governo realiza capacitação dos coordenadores estaduais e regionais do Avaliando IDEPB

segunda-feira, 9 de setembro de 2013 - 17:36 - Fotos: 

O Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE) realiza nesta terça-feira (10) uma capacitação para os coordenadores estaduais e regionais do Sistema de Avaliação do Estado da Paraíba (Avaliando IDEPB). Serão capacitados aproximadamente 40 técnicos da SEE e das 14 Gerências Regionais de Educação (GRE), que atuarão como multiplicadores junto aos gestores e coordenadores das escolas. A capacitação acontecerá no Quality Hotel Solmar, na Praia do Cabo Branco, em João Pessoa, das 8h30 às 17h.

O Avaliando IDEPB tem como objetivo estabelecer anualmente indicadores de qualidade, utilizando instrumentos de diagnóstico, tendo em vista a melhoria da qualidade da educação, relacionada com a construção de aprendizagens significativas.

A avaliação abrange as escolas urbanas, do campo e indígenas, levando em conta a média de aprovação a partir dos resultados em Língua Portuguesa e Matemática, dos estudantes do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio.

A leitura e análise dessas informações possibilita a redefinição de políticas de melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem contidas no Plano Estadual de Gestão Paraíba Faz Educação. Em 2013 a avaliação incluirá também os alunos da 4ª série do Ensino Médio na Modalidade Normal, como também o grupo de deficientes visuais e auditivos. Para o grupo de deficientes visuais será utilizado instrumento em linguagem Braile e versão ampliada e para o grupo de deficientes auditivos será disponibilizado profissional intérprete de Libras.

Em 2013 serão avaliados 65.566 estudantes de 2.357 turmas, de 808 escolas dos 223 municípios paraibanos. A terceira etapa da aplicação do Avaliando IDEPB acontecerá no dia 25 de setembro e os resultados serão divulgados no dia 14 de outubro. Mais informações pelo telefone (83) 3218-4054 (Programa de Avaliação – Proava/GEEIEF/SEE-PB).