João Pessoa
Feed de Notícias

Paraíba integra campanha nacional sobre esclerose múltipla

sexta-feira, 30 de agosto de 2013 - 12:00 - Fotos:  Ricardo Puppe

Uma ação educativa, realizada nesta sexta-feira (30), marcou o Dia Nacional de Conscientização sobre Esclerose Múltipla. O evento aconteceu em João Pessoa, na praia de Tambaú. No local, foi oferecido um café da manhã com distribuição de material sobre sintomas, diagnóstico e tratamento da doença.

Quando eu recebi o diagnóstico pensei que fosse ficar em cadeira de rodas, pois tenho uma cunhada que sofre do mesmo problema e hoje não pode mais andar”, conta a comerciante Yonara Dias Pinto, 42, moradora do conjunto Cidade Universitária, em João Pessoa. Ela lembra que descobriu a doença há três anos, depois de sentir formigamento, dormência e dificuldade para andar.

Quando tive conhecimento do diagnóstico pensei que não iria poder cuidar da minha filha, mas graças a Deus estou em tratamento e hoje me sinto uma pessoa normal”. A comerciante é atendida no Centro de Referência em Esclerose Múltipla da Paraíba (Crem-PB), onde recebe acompanhamento médico e psicológico.

De acordo com a coordenadora do Crem-PB, a neurologista Bianca Oliveira, a Paraíba tem 165 pessoas portadoras da esclerose múltipla e, desse total, 115 são cadastradas no Centro. O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde, Funad, Associação Paraibana de Esclerose Múltipla e secretarias municipais de saúde, realiza busca ativa em toda a Paraíba com objetivo de identificar pacientes portadores da doença.

Serviço – O Centro de Referência em Esclerose Múltipla da Paraíba (Crem-PB) funciona na Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad).

A presidente da Funad, Simone Jordão, destacou a importância dessa parceria com a Secretaria de Estado da Saúde: “É importante porque agora há um Centro de Referência onde é feito o diagnóstico precoce, tratamento e reabilitação das pessoas de todo Estado, que viviam sem nenhuma assistência para a esclerose múltipla”, disse.

A equipe multiprofissional do Crem-PB é composta por médico neurologista, enfermeiro, técnico de enfermagem, assistente social, fisioterapeuta, psicólogo, fonoaudiólogo, nutricionista e farmacêutico. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. Para outras informações, a população pode ligar para os telefones (083) 3214-7879, 3243-8466 e 3243-8763, ramal 206.

Outra ação – Ainda como parte da programação, das 14h às 17h deste sábado (31) no auditório da Funad, será proferida palestra pela coordenadora do Centro de Referência em Esclerose Múltipla de Pernambuco, Maria Lúcia Brito. O debate tem o apoio das Lojas Maçônica Potiguar número 5 e Fidélitas número 47 e do Capítulo João Pessoa 11 Ordem Demolay.