João Pessoa
Feed de Notícias

Governo realiza ‘aulões’ do PBVest na Capital e em Campina Grande

domingo, 29 de setembro de 2013 - 15:10 - Fotos:  Secom-PB

 Mais de 300 alunos lotaram o auditório do Liceu Paraibano, em João Pessoa, no ‘aulão’ do Programa Vestibular Social do Governo do Estado (PBVest), na manhã deste domingo (29). Na Capital, participaram alunos matriculados no PBVest, nas cidades de João Pessoa, Cruz do Espírito Santo, Alhandra, Santa Rita, Sapé, Cabedelo, Mamanguape e Rio Tinto. Em Campina Grande, estiveram na Escola Estadual Hortêncio Ribeiro, os alunos dos municípios de Alagoa Nova, Alagoa Grande, Soledade, Itabaiana e da ‘rainha da Borborema’.

A secretária de Estado da Educação, Márcia Lucena, foi até o Liceu Paraibano e falou do prazer de estar com os alunos. Ela destacou a importância do PBVest como oportunidade oferecida pelo Governo do Estado. “Mais de 2 mil jovens que cursaram o PBVest, em 2012, foram aprovados em vestibulares. Desses, mais de 10 alunos ficaram nos primeiros lugares nos cursos escolhidos. E na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), entre os 20 primeiros colocados, 80% dos aprovados cursaram o PBVest”, ressaltou a secretária.

Ela reiterou a oportunidade. “A grande sabedoria é estar atento e aproveitá-la: é o caso dos alunos que estão matriculados no PBVest. Entrar na universidade é um direito de todos e é isso que vocês estão fazendo aqui, buscando os seus direitos. As universidades públicas são espaços de vocês”, destacou. Márcia Lucena desejou boa sorte a todos e lembrou também que este é um dos programas da Educação que tem um olhar especial do governador Ricardo Coutinho.

O aluno da 3ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Renato Ribeiro Coutinho, no município de Alhandra, Eduardo Ribeiro, disse que este é um dos melhores projetos que o Governo do Estado vem realizando para os alunos. “O PBVest ajuda cada vez mais nas questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e é um reforço no ensino que é oferecido na escola”, salientou. Com relação aos ‘aulões’, ele observa que é uma maneira de aproximar alunos e professores do cursinho, com o aperfeiçoamento do método e na praticidade da aplicação dos conteúdos. Para ele, essa é uma ajuda importante para ser levada para a sala de aula e para os vestibulares.

Para a aluna da 3ª série do Liceu Paraibano, Larissa Leite, o PBVest é uma oportunidade de acesso dos alunos das escolas da rede estadual, que não têm condições de pagar cursinhos particulares, tentarem aprovação no Enem. “Os ‘aulões’ significam uma importante iniciativa do programa, já que, por meio deles, recebemos dicas importantes sobre o Enem e matemos contato direto com os professores do cursinho para sanar dúvidas”, avaliou.

No próximo dia 6 de outubro, as aulas acontecerão nos municípios de Sousa e Patos. Os alunos de Cajazeiras, Pombal e Coremas assistirão ao reforço no Centro de Ensino, em Sousa. Já os alunos de Taperoá, Piancó e Itaporanga verão as aulas na Escola Estadual Dionísio Costa, em Patos.

Conteúdo – Quem não participou do PBVest pode acessar o conteúdo do curso por meio do endereço eletrônico www.pbvest.pb.gov.br ou do link do PBVest, no portal da Secretaria da Educação (www.paraiba.pb.gov.br/educacao). No mesmo local, os estudantes têm acesso às vídeoaulas de várias disciplinas. Outras informações sobre o projeto pelo número (83) 3218-4059.