João Pessoa
Feed de Notícias

Governo realiza aula inaugural de telecentro do IASS com aula de informática em parceria com o Unipê

sexta-feira, 11 de setembro de 2015 - 12:17 - Fotos:  Alberi Pontes

Na manhã desta sexta-feira (11), o Instituto de Assistência à Saúde do Servidor (IASS) inaugurou sua mais nova sala de informática, chamada de telecentro, que irá servir de local para cursos de introdução à informática, visando a inclusão digital de servidores da instituição. O projeto ocorre em parceria com o Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), que realizou a reciclagem eletrônica dos computadores e irá ministrar o curso.

“Hoje está acontecendo nossa aula inaugural, resultado de um projeto iniciado em maio com o Unipê, que foi possível pela coleta de lixo e material eletrônico que realizamos em nossas dependências”, relatou Laura Farias, diretora presidente do IASS. Ela reforçou o comunicado que fez às diversas secretarias do Governo do Estado, as quais prontamente se mostraram interessadas em participar com a coleta de material.

Sandra Lyra, assessora técnica do IASS e funcionária à frente do projeto, comentou que esta foi uma oportunidade de reciclar não somente o material eletrônico, mas igualmente o conhecimento dos funcionários, que agora têm um espaço e a oportunidade para aperfeiçoar suas práticas em informática. “A tecnologia cada dia passa por mudança, novas ferramentas. Os servidores entram nesse processo de aprendizagem, que contará com ajuda de monitores estagiários do Unipê e material didático auxiliar”, explicou a assessora.

Aulas – O curso vai acontecer todas as sextas-feiras pela manhã. Inicialmente, as turmas contarão apenas com servidores do IASS, e, em seguida, vão abranger familiares e residentes do entorno do Instituto. “Já temos mais de 100 funcionários inscritos e após a demanda dos servidores iremos abrir para familiares e interessados em geral do entorno, uma vez que as turmas têm capacidade de 12 pessoas, contando com 12 computadores disponíveis”, explicou Sandra Lyra.

“Quando concluirmos essa demanda, iniciaremos com os filhos dos funcionários e depois com a vizinhança em torno do IASS, para que esse projeto digital atinja a nossa redondeza e a comunidade seja beneficiada, uma vez que ela também participou com a coleta do material eletrônico”, complementou a diretora presidente, Laura Farias.

Os servidores já tiveram contato com a informática, mas buscam o aprimoramento. A servidora Rosângela Lira Silveira é uma delas. “Já fiz um curso de informática há muito tempo. Estou aqui para aperfeiçoamento, já que trabalho com computador. Sempre é bom estar atualizada. Não tenho grandes dificuldades, mas quero me aperfeiçoar, já que a tecnologia muda todos os dias”, disse.

Veronica Quirino é agente administrativa e também já fez cursos do tipo. “Quero aprimorar, ter mais conhecimento. O que uso mais e quero aperfeiçoar é o modulo Excel”, declarou. Maria da Guia Santos é agente administrativa auxiliar: “É o segundo curso que faço. Espero aprimorar mais ainda. Fiz o primeiro curso há muito tempo. Como trabalhamos com atendimento, temos que estar atualizados”, relatou.

Walter Travassos, gestor de projeto de extensão institucional e professor do Unipê, esteve presente à aula inaugural. “Aqui no IASS, não só ministramos o curso, mas também damos apoio à inclusão digital. Um dos projetos desta inclusão é a oficina digital, que faz a reciclagem dos computadores. Recebemos o que chamamos de resíduo eletro-eletrônico e os alunos do Unipê, no laboratório, reciclam os computadores e trazem novamente à comunidade. São computadores que deixaram de ser utilizados por alguém, mas podemos ainda fazer cursos com ele e dar uma nova sobrevida a esses aparatos”, comentou o professor.

O convênio, iniciado em maio, terá duração de um ano e contará ainda com mais aulas, juntamente com a coleta de resíduos nas dependências do IASS e, em breve, em outras secretarias estaduais. O Instituto de Assistência à Saúde do Servidor do Governo do Estado está localizado na Rua Eugênio de Lucena Neiva, s/n, Bairro Jardim 13 de Maio, João Pessoa.