João Pessoa
Feed de Notícias

Governo realiza aula inaugural da segunda turma de especialização em Saúde da Família

sexta-feira, 7 de março de 2014 - 17:48 - Fotos:  Walter Rafael / Secom-PB

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor), promoveu, nesta sexta-feira (7), a aula inaugural da segunda turma da ‘Especialização em Saúde da Família, com ênfase na Implantação das Linhas de Cuidado’. A solenidade foi realizada no auditório do Centro de Fonoaudiologia, da UFPB, em João Pessoa, e as atividades prosseguem durante a tarde e neste sábado (8), em várias salas do Centro de Ciências da Saúde.

O Curso, na modalidade Educação à Distância (EAD), será oferecido para 500 profissionais do SUS, dentre trabalhadores e gestores da Atenção Básica das quatro Macrorregiões de Saúde, beneficiando assim profissionais de todos os 223 municípios, através de uma parceria entre SES-Cefor e UFPB-Centro de Ciências Médicas (CCM). Os encontros presenciais acontecerão nas quatro macrorregiões.

O curso tem o objetivo de instrumentalizar os profissionais para a prática na atenção básica, e estimular as competências de gestão do cuidado e no contexto da atenção básica em âmbito municipal e suas articulações em redes regionais de atenção.

O diretor geral do Cefor, Volmir Brutscher, lembrou que a primeira turma foi iniciada no dia 3 de maio do ano passado e será concluída neste mês de março. No total, estão sendo beneficiados 1.000 profissionais de saúde.

É um grande investimento em processos educativos da SES, especialmente, através do Cefor. Só em Curso de Especialização para Atenção Básica foi feita uma aquisição de mais de R$ 1,8 milhão. Tudo isso por conta da necessidade de fortalecer a atenção básica da saúde como ordenadora do SUS, desobstruindo a média e alta complexidades”, disse.