João Pessoa
Feed de Notícias

Governo realiza atividades pelo Dia de Enfrentamento ao Trabalho Infantil

sexta-feira, 12 de junho de 2015 - 13:25 - Fotos:  Luciana Bessa

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), realiza atividades em toda a Paraíba de enfrentamento ao trabalho infantil durante este mês de junho. Nesta sexta-feira (12), no dia mundial de combate ao crime, houve panfletagem no Parque Solon de Lucena pela manhã e, no período da tarde, mobilização no Busto de Tamandaré entre os caminhantes e nos bares e restaurantes da orla da capital.

A secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Cida Ramos, destacou que o trabalho infantil é uma chaga social que precisa da ajuda de todos para ser erradicada. “No Brasil ainda temos o trabalho infantil, que precisa ser erradicado de vez até o ano de 2020. Para a criança, a opção não é estar na rua ou na marginalidade ou trabalhando. Ela tem que estar na escola de qualidade, onde possa desenvolver seu potencial lúdico, criativo e que no futuro possa contribuir com o país, de forma concreta, sendo um profissional, mas com qualidade”, disse.

Ela acrescentou ainda que “enfrentar o trabalho infantil é defender a construção de uma sociedade que possa criar valores e, do ponto de vista econômico, desenvolver seu potencial. O Estado da Paraíba entra neste processo e temos 19 municípios que têm mais incidência de trabalho infantil, de acordo com o IBGE. Então, estamos reunindo esses municípios, traçando estratégias, ações, programas e serviços para que possamos dar exemplo e erradicar de vez com esta chaga social. Por isso que trabalhamos muito, não só neste dia, mas durante todos os dias do ano no enfrentamento ao trabalho infantil”, frisou.

Campina Grande – Na quinta-feira (11), as atividades aconteceram em Campina Grande, na Pirâmide do Parque do Povo, com apresentações culturais, panfletagens e orientação sobre as piores formas de trabalho infantil.

No local, o evento contou com autoridades que prestigiaram a ação e com o secretário executivo da Sedh, Metuselá Agra, que endossou o compromisso do Governo do Estado em erradicar o trabalho infantil.

“Não há o menor risco de não enfrentar esta situação que temos hoje. Dos 223 municípios da Paraíba, temos 19 que estão com maior incidência de trabalho infantil, mas há uma realidade de ação direta do trabalho infantil no Estado”, afirmou.

Os 26 Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas -polos regionais), que atendem juntos a mais de 150 municípios, também estão realizando atividades alusivas ao Dia de Enfrentamento ao Trabalho Infantil.

Disque 123 – A Paraíba é primeiro estado a contar com um disque estadual, o Disque 123, que atende a todo tipo de direito violado. As denúncias são feitas de forma sigilosa e uma equipe formada por psicólogos, assistentes sociais e advogados fazem os encaminhamentos necessários.

Faixas de enfrentamento ao trabalho infantil –Também foram afixadas faixas em prédios públicos com o símbolo do catavento de cinco pontas coloridas (azul, vermelha, verde, amarela e laranja), o ícone da luta contra o trabalho infantil.

A imagem tem um sentido lúdico e de alegria, que deve estar presente na vida das crianças. Representa ainda movimento, sinergia e a realização de ações permanentes para prevenção e erradicação do trabalho infantil.