João Pessoa
Feed de Notícias

Governo realiza atividades esportivas, culturais e de lazer no presídio feminino

sexta-feira, 22 de março de 2013 - 17:30 - Fotos:  José Lins / Secom-PB

Nesta sexta-feira (22), a equipe do desporto físico da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), em parceria com a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap), realizou durante todo dia atividades de lazer, recreação, culturais e esportivas com as reeducandas do presídio.feminino Júlia Maranhão.

O evento foi aberto pelo secretário da Administração Penintenciária, Valber Virgulino, que destacou a importância de incluir as mulheres do presídio feminino que estão sob pena nas festividades do mês da mulher. “Foi uma iniciativa exemplar por parte do Governo do Estado no mês da mulher, em realizar essas atividades para movimentar e promover momentos de alegria para as que estão cumprindo pena no Júlia Maranhão. A equipe da Sejel mostrou muito empenho e determinação para realizar e monitorar cada atividade”, comentou.

O dia começou com a apresentação do coral do presídio, que cantou músicas alusivas à mulher e, em seguida, dois grupos foram divididos para realizarem as brincadeiras de cabo de guerra e de corrida de saco. No período da tarde, foi a vez da brincadeira de “esconde o saco” e ainda houve a apresentação de grupos de danças das reeducandas, que cantaram e dançaram ao som de um grupo musical convidado.

Depois disso, foi a vez de iniciar o jogo baleado, esporte que é jogado por duas equipes distintas e logo após, a chegou a hora do futebol. “As meninas passaram um dia de muita descontração. Elas perguntaram quando haverá outro dia desses, o que o mostra o quanto foi positivo”, frisou a diretora do presídio, Cynthia Almeida.

O secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Tibério Limeira, idealizador do projeto, se mostrou feliz pela concretização de atividades de esporte, cultura e recreação para às pessoas que vivem o dia-a-dia sob pena de detenção. “Foi mais uma meta cumprida por parte do Governo do Estado, que realizou a campanha Mulher Forte e de Valor, e que com esse evento, inseriu também a parte esportiva. O projeto foi idealizado e agora concretizado com sucesso, por isso a equipe da Sejel, junto com a da Seap, fará outros para engrandecer ainda mais todos os segmentos da sociedade”, afirmou.