Fale Conosco

18 de março de 2016

Governo realiza atividades alusivas ao Dia Internacional da Síndrome de Down



O Governo do Estado, por meio da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad), realiza nestas segunda e terça-feira (21 e 22) uma série de atividades alusivas ao Dia Internacional da Síndrome de Down. O objetivo é discutir o papel da família, escola e sociedade no desenvolvimento das pessoas com o diagnóstico.

A programação começa a partir das 14h, com a “Balada 21- Ano III”, quando os reabilitadores farão uma tarde festiva para usuários e familiares com muita música, brincadeiras, recreação e dança. “A ideia é mostrar a necessidade de inclusão dessas pessoas na sociedade, respeitando suas limitações”, avaliou a presidente da Funad, Simone Jordão. A festa vai acontecer no auditório Antônio Paulino, na sede da instituição, localizada no Conjunto Pedro Gondim, em João Pessoa.

Simone disse ainda que o evento visa “fomentar a discussão a respeito da inclusão social e escolar, que é um direito garantido por lei e como, apesar das barreiras ainda existentes, percebe-se avanços significativos, mostrando o quanto os ambientes inclusivos são peça-chave para a promoção da cidadania e o melhoramento da qualidade de vida das pessoas com Síndrome de Down”.

O ponto alto da programação será na terça-feira (22), às 8h, com a realização do II Seminário sobre Síndrome de Down, no auditório Jimmy Queiroga, na Funad. O evento será aberto pela presidente, Simone Jordão, seguido de apresentação cultural e a palestra “Meus amigos, Minha comunidade – Os benefícios dos ambientes inclusivos para as crianças de hoje e os adultos de amanhã”, que será ministrada pela fisioterapeuta Daniela Barbosa Suassuna.

O seminário prossegue com debates, exposições de experiências exitosas em ambientes inclusivos, apresentação de projetos como o “Bebê de Alto Risco”, orientações com profissionais fisioterapeutas, fonoaudiólogos e, ainda, a participação de integrantes do Centro Estadual de Artes (Cearte) sobre a experiência da inclusão através da arte.

Serviço:

Segunda-feira (21)

Local: Auditório Antônio Paulino, sede da Funad

 

Terça-feira (22)

 

Palestra: “Meus amigos, Minha Comunidade – Os benefícios dos ambientes inclusivos para as crianças de hoje e os adultos de amanhã”

Exposições de Experiências exitosas em ambientes inclusivos

Apresentação de projetos

Nutricionista Keyth Sulamita/Funad

Projeto Bebê de Alto Risco/Funad

 

Contribuições da Fonoaudiologia para as pessoas com Síndrome de Down

 

Narjara Lins – Coordenadora Pedagógica/Cearte

Arte e Inclusão: a experiência do Centro Estadual das Artes – CEART/SEE-PB

 

Local: Auditório Jimmy Queiroga