João Pessoa
Feed de Notícias

Governo realiza acolhimento para os 14 profissionais recém-chegados do Programa Mais Médicos

quarta-feira, 1 de julho de 2015 - 18:35 - Fotos:  Ricardo Puppe

O Governo do Estado, em parceria com o Ministério da Saúde, está realizando nesta quarta (1) e quinta-feira (2), no Hotel Caiçara, em João Pessoa, o acolhimento dos 14 profissionais do Programa Mais Médicos recém-chegados na Paraíba. Durante esses dois dias, além das boas-vindas aos médicos, está sendo feito um panorama geral do programa, abordando temas como responsabilidades dos municípios, dos médicos, e dos gestores numa forma geral, além de Atenção Básica no estado, Vigilância em Saúde, Telesaúde e Sistema de Informação E-Sus.

“O programa Mais Médicos vem mudando a realidade da saúde na Paraíba. Ele tem sido de fundamental importância, pois quanto mais médicos tivermos para uma melhor cobertura e assistência qualitativa, melhor será para a qualidade de vida da nossa população. Enquanto houver necessidade de médicos, principalmente nas áreas mais distantes, o Ministério da Saúde estará abrindo vagas através de editais”, disse a representante da coordenação da Comissão do Programa Mais Médicos na Paraíba, Rosiani Videres.

Única estrangeira no grupo de médicos recém-chegados na Paraíba, a venezuelana Claudia Yene falou sobre suas expectativas quanto ao programa. “Vou trabalhar em Campina Grande e minhas expectativas são muito grandes. Quero conhecer essa nova realidade, chegar até a população e melhorar a saúde e vida das pessoas daqui”, disse Claudia.

Já o representante do Ministério da Saúde e tutor do Programa Mais Médicos pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Alexandre de Melo Neto, o programa representa um novo momento, não só para o estado, mas para todo o Brasil. “A gente vinha de um processo de estagnação do crescimento da Atenção Primária no país. Fazia muito tempo que não se crescia tanto, que não se aumentava o número de unidades. E hoje, com esse programa, nossa realidade é outra. A população de áreas onde antes era praticamente impossível encontrar um profissional de saúde hoje conta com a cobertura e cuidado médico”, disse.

Mais Médicos – Lançado pela Presidência da República no dia 8 de julho de 2013, o programa faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do SUS, firmado com estados e municípios, com objetivo de acelerar os investimentos em infraestrutura nos hospitais e unidades de saúde e ampliar o número de médicos nas regiões carentes do país. Atualmente, mais de 400 profissionais estão atuando na Paraíba.