João Pessoa
Feed de Notícias

Governo realiza ações do Dia D de Combate ao Aedes aegypti em escolas estaduais

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016 - 18:40 - Fotos:  Delmer Rodrigues

A Secretaria de Estado da Educação (SEE) realizou nesta sexta-feira (2) ações nas escolas da Rede Estadual da programação do Dia D de Combate ao Aedes aegypti, que está sendo desenvolvida em nível nacional. Na Escola Cidadã Integral Técnica Erenice Fideles, localizada em Bayeux, a ação contou com a presença da secretária executiva de Estado de Gestão Pedagógica, Roziane Marinho, do comando do 16º Regimento de Cavalaria Mecanizada (16º RC Mec), com sede em Bayeux, e da comunidade escolar, além da gerente da 1ª Regional de Educação, Wleika Aragão, e gerentes executivos da SEE.

A ação tem como objetivo uma mobilização nacional de combate ao Aedes aegypti, visando conscientizar a população dos cuidados necessários para enfrentar o mosquito transmissor das doenças dengue, febre amarela, zika, e chikungunya, além dos casos de microcefalia.

Os estudantes da ECIT Erenice Fideles fizeram a demonstração de um repelente produzido por eles próprios e pelos professores de Física, Química, à base de óleo natural, álcool e cravo da índia. Eles assistiram a uma palestra do professor de Geografia da escola e de um dos militares sobre as formas de combate ao mosquito.

A secretária Roziane ressaltou a importância das experiências dos alunos, “que por meio da Química e da Física colocam seus conhecimentos em prática para utilização no dia a dia. Isso representa que o conhecimento adquirido em sala de aula está sendo levado para o cotidiano de cada um de vocês e dessa forma tratando a partir das escolas de temas que envolvem a saúde das pessoas, da sua casa, do bairro e da cidade”, ressaltou. Ela agradeceu a atenção de todos e parabenizou-os pelas experiências que une a teoria à prática.

A secretária falou do modelo diferente e inovador da escola integral cidadã, que está sendo introduzida na Rede Estadual, a exemplo da ECIT de Bayeux e incentivou os estudantes a buscarem cada vez mais o conhecimento, visando melhor qualidade de vida e desenvolverem as competências e a capacidade de cada um para que tenham um futuro melhor e ocupem espaços no mercado de trabalho e na vida.

O major Marder, do 16º RCMec, revelou que estava com todas as unidades do Exército Brasileiro participando das atividades neste dia de combate ao mosquito aedes aegypti, em vários segmentos, como clubes, escolas, por meio de palestras e apresentações de vídeos, como forma de conscientizar os alunos, familiares e vizinhos de cada aluno, para que a comunidade como um todo cada vez mais entenda a preocupação que existe no País, com a proliferação do mosquito Aedes aegypti. “O Exército Brasileiro, sempre que é solicitado pela Presidência da República, apoia essas atividades”, concluiu o major.