Fale Conosco

21 de junho de 2013

Governo do Estado realiza ações de ressocialização no PB1 e PB2



ceap mutirao penitenciario foto kleide teixeira 09 270x202 - Governo do Estado realiza ações de ressocialização no PB1 e PB2A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap) está realizando, semanalmente, ações de ressocialização na Penitenciária Romeu Gonçalves Abrantes (PB1/PB2). Nessa quinta-feira (20), 40 apenados tiveram suas situações prisionais revisadas por uma equipe multidisciplinar, formada por autoridades jurídicas e pelo secretário da Seap, Wallber Virgolino.

Uma das ações foi a confecção de documentos de identidade para reeducandos que tinham apenas o registro de nascimento ou a certidão de casamento. Também houve atendimentos odontológicos no consultório dentário da unidade prisional.

Ressocializar é colocar em prática ações positivas como essas. Não adianta falar em educação prisional, criar projetos mirabolantes e pensar estratégias para melhorar o sistema carcerário paraibano, e até o brasileiro, se não houver uma ação concreta nesse sentido, sempre com o intuito de melhorar as condições de vida desses homens e mulheres que estão privados da sua liberdade. Os presídios e cadeias da Paraíba não são hotéis, mas também não são masmorras ou centros de tortura. Estamos trabalhando duro para que a lei seja cumprida de forma correta e sem privilégios para ninguém”, explicou o secretário Wallber Virgolino.ceap atendimento odontologico penitenciario foto kleide teixeira 011 270x202 - Governo do Estado realiza ações de ressocialização no PB1 e PB2

Atualmente existem 322 homens presos na unidade penal padrão do Estado. Desse número, cerca de 120 tiveram suas penas revisadas nas últimas três semanas de junho. Quem tinha direito à progressão de regime foi atendido e todos os casos estão sendo ou serão vistos pelo mutirão de revisão de penas. Esse trabalho acontece sempre às quintas-feiras por uma equipe formada pela Seap e Poder Judiciário Estadual.

Já o trabalho de atendimento odontológico é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, pela equipe da Seap, no consultório montado no próprio presídio. Os presos recebem tratamento de limpeza dentária, restauração e exodontia (extração) simples.

ceap fachada pb1 foto kleide teixeira 02 270x202 - Governo do Estado realiza ações de ressocialização no PB1 e PB2Os documentos de identidade são confeccionados no PB1 toda quarta-feira. O cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) também pode ser feito com a identidade. Em pouco mais de um ano, o número de cartões de saúde aumentou de 10% da população carcerária do presídio para 80% atualmente.