João Pessoa
Feed de Notícias

Ações combatem abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

sexta-feira, 18 de maio de 2012 - 18:33 - Fotos:  Severino Pereira/Secom-PB

Foto: Severino Pereira/Secom-PB

Panfletagem, oficinas, palestras. Estas são algumas das ações organizadas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh), para a mobilização do 18 de maio, Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Pela manhã, as atividades tiveram início em frente à Sedh, na avenida Epitácio Pessoa, com faixas e panfletam alertando a população sobre o problema. Só no ano passado, os Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas) registraram 672 denúncias de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, um aumento de 72% em relação a 2010.

Na Lagoa do Parque Solon de Lucena, uma ação conjunta, com várias secretarias do Governo do Estado, Prefeitura de João Pessoa e sociedade civil organizada, alertou motoristas e a população. O material gráfico distribuído orienta sobre os sintomas que uma criança demonstra quando está sendo vítima de abuso sexual como o medo, alteração de comportamento e desempenho escolar, dificuldade de concentração entre outros.

As denúncias contra a exploração sexual de crianças e adolescentes podem ser feitas pelo disque 100 e nos Creas.

Ações na Paraíba – A Sedh, por meio dos Creas, em parceria com os municípios, organizou ações em escolas, conselhos tutelares e panfletagem nas ruas dos municípios de Lucena, Alagoinha, Camalaú, Riacho dos Cavalos, Santa Cruz, São José de Piranhas e Tavares

Muitas atividades alusivas ao 18 de maio aconteceram desde o início desta semana em Areia, Barra de Santa Rosa, Barra de São Miguel, Camalaú, Ibiara, Lucena, Riacho dos Cavalos e São José dos Cordeiros.

Na próxima semana, dia 23, a mobilização continua em Salgado de São Felix com apitaço pelas ruas da cidade e panfletagem. Em Malta, no dia 25, serão realizadas atividades nas ruas e oficinas em parceria com as escolas e conselhos tutelares.

Plano Estadual – Nesta quinta-feira (17), como parte das atividades foi apresentado pela Secretária da Sedh, Cida Ramos, o Plano Decenal de Enfrentamento à Violência Sexual contra Criança e Adolescente do Estado da Paraíba. O evento aconteceu durante sessão especial conjunta na Assembleia Legislativa da Paraíba, proposta pela deputada Gilma Germano (PPS) e pela vereadora Sandra Marrocos (PSB).