Fale Conosco

30 de agosto de 2013

Governo realiza ação social no Distrito Mecânico, em João Pessoa



30.08.13 FAC acao comunitaria renascer fotos roberto guedes secom pb 126 270x202 - Governo realiza ação social no Distrito Mecânico, em João PessoaO Governo do Estado, por meio da Fundação de Ação Comunitária (FAC), está disponibilizando quinzenalmente uma série de serviços aos moradores de oito bairros de João Pessoa até o final do ano. Nesta sexta-feira (30), a ação aconteceu na Comunidade Renascer do Distrito Mecânico, das 8h às 14h. A FAC também está abrindo novos pontos de distribuição do Programa Pão e Leite.

O presidente interino da FAC, Flávio Moreira, informou que até o meio dia mais de 500 pessoas haviam sido assistidas pela Ação Comunitária. “Essa é uma atividade recomendada pelo governador Ricardo Coutinho para que o Estado chegue às comunidades carentes e facilite a vida dos moradores com uma série de serviços que fortalecem a cidadania”, declarou o presidente da FAC.

30.08.13 FAC acao comunitaria renascer fotos roberto guedes secom pb 148 270x202 - Governo realiza ação social no Distrito Mecânico, em João PessoaA vice-presidente da FAC, Cassandra Figueiredo destacou que várias secretarias de Estado participaram da ação levando serviços à população. O Cendac ofereceu corte de cabelo e embelezamento para as mulheres, a Secretaria da Saúde disponibiliza teste de glicemia, hemograma, vacinas e verificação de pressão arterial. “O Programa Cidadão está aqui presente com emissão de carteira de identidade, CPF e carteira de trabalho”, disse Cassandra.

Uma equipe da Funad deu informações à população sobre os serviços ofertados à pessoas portadoras de deficiência. A criançada também teve acesso a brincadeiras e leitura de livros infantis. A Defensoria Pública prestou diversos serviços.

30.08.13 FAC acao comunitaria renascer fotos roberto guedes secom pb 80 270x202 - Governo realiza ação social no Distrito Mecânico, em João PessoaClodoaldo Marinho de Sousa, 22 anos, morador do Renascer, aproveitou a oportunidade para requerer e receber na hora a segunda via da carteira de identidade. “Esse trabalho do Governo do Estado facilita nossa vida porque a gente ganha tempo e tem acesso a vários documentos de graça”.

Jacqueline Salustiano de Medeiros levou os filhos e fez o cadastro da família no programa Leite da Paraíba. A líder comunitária Maria Dalva (Dalvinha) disse que a comunidade precisava muito dessa ação do governo. “Os moradores agora vão ter aqui um posto de distribuição do pão e do leite”, disse.

30.08.13 FAC acao comunitaria renascer fotos roberto guedes secom pb 60 270x202 - Governo realiza ação social no Distrito Mecânico, em João PessoaAs demais comunidades que receberão a ação da FAC são: Mandacaru (Centro Social Urbano), 14/09; Esplanada (Associação dos Moradores), 28/09; Comunidade Balcão (Mangabeira), 11/10; Nova Mangabeira (Valentina), 25/10; Residencial Jardim Veneza (Vieira Diniz), 09/11; Residencial Anayde Beiriz (Bairro das Indústrias), 22/11 e Cidade Verde (Mangabeira), 06/12.

Entre os serviços que serão disponíveis estão a assistência odontológica em parceria com a Secretaria de Saúde; IPC com emissão de RG e CPF e atividades das secretarias de Educação e da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel), Cagepa, Funad, Cendac, Hospital de Trauma e Polícia Militar da Paraíba.

30.08.13 FAC acao comunitaria renascer fotos roberto guedes secom pb 112 270x202 - Governo realiza ação social no Distrito Mecânico, em João PessoaA Ação Comunitária da FAC já percorreu os bairros do Colinas do Sul II com atividades, serviços e o Corredor da Leitura. No último sábado (17), no bairro do Rangel, junto com a Secretaria de Estado e Desenvolvimento Humano, participou da entrega do Núcleo de Acolhida Especial (NAE) e do Centro Social Urbano (CSU) Isabel de Brito Pereira, localizados na Rua Bom Jesus.

Polícia Militar – Aferição de prevenção, retirada de carteira de identidade, recreação, sensibilização sobre o perigo das drogas através de Programa Educacional de Resistências às Drogas (Proerd) e apresentação do Canil da Polícia Militar da Paraíba (PMPB) foram oferecidos pela PM aos moradores do Renascer durante a ação da FAC.

30.08.13 FAC acao comunitaria renascer fotos roberto guedes secom pb 99 270x202 - Governo realiza ação social no Distrito Mecânico, em João PessoaPara o coordenador de Integração Comunitária e Direitos Humanos da PMPB, tenente coronel Valterlins Dutra, essa interação com a população, principalmente através das crianças, quebra a barreira que existe em alguns locais entre o povo e a corporação. “A polícia passa a ser vista como um ‘amigo’ e não com a imagem do medo. A polícia, estando próxima da comunidade, consegue prevenir mais crimes e ajudar na resolução de problemas comuns, antes que virem casos de polícia”, observou.

Um dos momentos que chamou mais atenção foi a apresentação dos cães do Canil da Polícia Militar. Eles sentaram, rolaram, pularam e impressionaram as crianças que acompanharam o show. “Gostei de tudo, queria um cão desse para mim, eles são lindos”, disse o pequeno Igor Oliveira, de 5 anos.

Segundo a diretora executiva da FAC, Cassandra Figueiredo, a população tem recebido bem e comparecido aos dias de ação social. “Sabemos que a população carente por vezes tem dificuldade em se deslocar e usufruir dos serviços públicos, por isso trazemos as secretarias até eles”.