João Pessoa
Feed de Notícias

Governo realiza ação social no Distrito Mecânico, em João Pessoa

sexta-feira, 30 de agosto de 2013 - 13:20 - Fotos:  Roberto Guedes/Secom-PB

O Governo do Estado, por meio da Fundação de Ação Comunitária (FAC), está disponibilizando quinzenalmente uma série de serviços aos moradores de oito bairros de João Pessoa até o final do ano. Nesta sexta-feira (30), a ação aconteceu na Comunidade Renascer do Distrito Mecânico, das 8h às 14h. A FAC também está abrindo novos pontos de distribuição do Programa Pão e Leite.

O presidente interino da FAC, Flávio Moreira, informou que até o meio dia mais de 500 pessoas haviam sido assistidas pela Ação Comunitária. “Essa é uma atividade recomendada pelo governador Ricardo Coutinho para que o Estado chegue às comunidades carentes e facilite a vida dos moradores com uma série de serviços que fortalecem a cidadania”, declarou o presidente da FAC.

A vice-presidente da FAC, Cassandra Figueiredo destacou que várias secretarias de Estado participaram da ação levando serviços à população. O Cendac ofereceu corte de cabelo e embelezamento para as mulheres, a Secretaria da Saúde disponibiliza teste de glicemia, hemograma, vacinas e verificação de pressão arterial. “O Programa Cidadão está aqui presente com emissão de carteira de identidade, CPF e carteira de trabalho”, disse Cassandra.

Uma equipe da Funad deu informações à população sobre os serviços ofertados à pessoas portadoras de deficiência. A criançada também teve acesso a brincadeiras e leitura de livros infantis. A Defensoria Pública prestou diversos serviços.

Clodoaldo Marinho de Sousa, 22 anos, morador do Renascer, aproveitou a oportunidade para requerer e receber na hora a segunda via da carteira de identidade. “Esse trabalho do Governo do Estado facilita nossa vida porque a gente ganha tempo e tem acesso a vários documentos de graça”.

Jacqueline Salustiano de Medeiros levou os filhos e fez o cadastro da família no programa Leite da Paraíba. A líder comunitária Maria Dalva (Dalvinha) disse que a comunidade precisava muito dessa ação do governo. “Os moradores agora vão ter aqui um posto de distribuição do pão e do leite”, disse.

As demais comunidades que receberão a ação da FAC são: Mandacaru (Centro Social Urbano), 14/09; Esplanada (Associação dos Moradores), 28/09; Comunidade Balcão (Mangabeira), 11/10; Nova Mangabeira (Valentina), 25/10; Residencial Jardim Veneza (Vieira Diniz), 09/11; Residencial Anayde Beiriz (Bairro das Indústrias), 22/11 e Cidade Verde (Mangabeira), 06/12.

Entre os serviços que serão disponíveis estão a assistência odontológica em parceria com a Secretaria de Saúde; IPC com emissão de RG e CPF e atividades das secretarias de Educação e da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel), Cagepa, Funad, Cendac, Hospital de Trauma e Polícia Militar da Paraíba.

A Ação Comunitária da FAC já percorreu os bairros do Colinas do Sul II com atividades, serviços e o Corredor da Leitura. No último sábado (17), no bairro do Rangel, junto com a Secretaria de Estado e Desenvolvimento Humano, participou da entrega do Núcleo de Acolhida Especial (NAE) e do Centro Social Urbano (CSU) Isabel de Brito Pereira, localizados na Rua Bom Jesus.

Polícia Militar – Aferição de prevenção, retirada de carteira de identidade, recreação, sensibilização sobre o perigo das drogas através de Programa Educacional de Resistências às Drogas (Proerd) e apresentação do Canil da Polícia Militar da Paraíba (PMPB) foram oferecidos pela PM aos moradores do Renascer durante a ação da FAC.

Para o coordenador de Integração Comunitária e Direitos Humanos da PMPB, tenente coronel Valterlins Dutra, essa interação com a população, principalmente através das crianças, quebra a barreira que existe em alguns locais entre o povo e a corporação. “A polícia passa a ser vista como um ‘amigo’ e não com a imagem do medo. A polícia, estando próxima da comunidade, consegue prevenir mais crimes e ajudar na resolução de problemas comuns, antes que virem casos de polícia”, observou.

Um dos momentos que chamou mais atenção foi a apresentação dos cães do Canil da Polícia Militar. Eles sentaram, rolaram, pularam e impressionaram as crianças que acompanharam o show. “Gostei de tudo, queria um cão desse para mim, eles são lindos”, disse o pequeno Igor Oliveira, de 5 anos.

Segundo a diretora executiva da FAC, Cassandra Figueiredo, a população tem recebido bem e comparecido aos dias de ação social. “Sabemos que a população carente por vezes tem dificuldade em se deslocar e usufruir dos serviços públicos, por isso trazemos as secretarias até eles”.