João Pessoa
Feed de Notícias

Governo realiza ação nas escolas em comemoração ao Dia da Consciência Negra

quarta-feira, 23 de novembro de 2016 - 16:29 - Fotos:  Secom PB

As escolas da Rede Estadual de Ensino realizam neste mês ações alusivas ao “Novembro Negro”, em homenagem ao Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro. As 14 Gerências Regionais de Educação (GREs) desenvolveram junto às respectivas unidades de ensino atividades com o objetivo de discutir temas relevantes, tais como: preconceito e discriminação, respeito e direito a diferença: sexualidade, raça e etnia, diversidade e vulnerabilidades, desigualdades e políticas de inclusão, entre outros.

A Secretaria de Estado da Educação, por meio da Gerência Executiva de Diversidade e Inclusão (Gedi), desenvolveu uma ampla programação com temas que estão sendo apresentados por alunos sob a coordenação dos professores, por meio da realização de exposições de artes plásticas, pintura, palestras, vídeos, painéis, mesas redonda, concurso de desenho e redação sobre a temática, além de apresentações de dança, como: carimbó, hip-hop, capoeira, samba de roda, danças afro, entre outros.

Para a secretária executiva de Estado de Gestão Pedagógica, Roziane Marinho, esta ação é de grande importância, “porque aciona na comunidade escolar momentos de reflexão e conscientização sobre o valor sócio-histórico e cultural do povo afrodescendente. Alunos e professores puderam entrar nesse universo cultural e produzir belos trabalhos como resultado dos seus estudos e reflexões”, ressaltou.

As atividades contaram também com apresentação de várias obras e discussões, tratando temas como livros e escritos relacionados a cotas raciais, bullying, a situação do negro no Brasil, religiões afro, política das mulheres quilombolas, sobre o preconceito, além de confecção de cartazes, desfiles da jovem negra escolar e pinturas.