João Pessoa
Feed de Notícias

Governo realiza ação de saúde na cadeia pública de Bayeux

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014 - 19:06 - Fotos: 

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap), realizou a segunda ação do Projeto de Saúde Itinerante, nesta terça-feira (4), na Cadeia Pública de Bayeux. A ação foi executada pelo Eixo de Saúde da Gerência de Ressocialização da Seap e aconteceu parceria com a Prefeitura da cidade, com o intuito de avaliar o quadro clínico dos reeducandos e reforçar o combate à hipertensão, diabetes, AIDS, tuberculose e hanseníase.

O Secretário de Estado da Administração Penitenciára, Wallber Virgolino, explicou que o projeto de ações itinerantes está programado para acontecer durante todo o ano, de acordo com um cronograma estabelecido através de planejameto. “Os atendimentos se aproximam de dez mil consultas no ano, mantendo a média de 2012. Vamos atuar de forma preventiva para evitar que a saúde dos apenados seja preservada da melhor forma possível, e com isso, resguardar a integridade física e mental de cada reeducando do Sistema Prisional Paraibano”, afirmou o secretário, ressaltando que a prioridade deste projeto é focar o atendimento em unidades penais que não tem equipes de saúde para atender os presos, como é o caso na Cadeia de Bayeux.

Os reeducandos foram atendidos por 15 profissionais, divididos em equipes de enfermagem, serviço social, psicologia e médica. Segundo a coordenadora de saúde da Seap, Amália Medeiros, a ação providenciou ainda o prontuário médico para os detentos que não dispunham do documento, com o objetivo de implantar um prontuário geral padronizado para todos os 94 presos da unidade prisional. Além da criação do prontuário, todos vão fazer teste rápido de HIV, glicemia, aferição de pressão arterial e busca ativa de casos de tuberculose e hanseníase.