João Pessoa
Feed de Notícias

Governo realiza ação comunitária em João Pessoa

segunda-feira, 16 de setembro de 2013 - 09:56 - Fotos: 

O Centro Social Urbano (CSU) Monsenhor José Coutinho, no bairro de Mandacaru, na Capital, recebeu mais uma edição do Programa Ação Comunitária. A atividade é realizada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), por meio da Fundação de Ação Comunitária (FAC). Foram oferecidos diversos serviços nas áreas de saúde, cidadania, embelezamento, cultura e lazer, na sexta-feira (13).

Entre os estandes mais procurados, estava o do Programa Cidadão, da Sedh, que disponibiliza emissão de documentos de identidade, CPF e carteira de trabalho. Também foi bastante disputado o Espaço Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde, onde houve aferição de pressão arterial, teste de glicemia, vacinação, entre outros serviços.

O evento também contou com o estande do embelezamento, com os profissionais que ministram cursos profissionalizantes oferecidos pela Sedh, por meio dos CSUs, onde foram realizados cortes de cabelo e escova. Ainda houve exposição de artesanato, resultado das oficinas ministradas nos CSUs, com a mostra de frivolitê.

A Polícia Militar levou o Programa de enfrentamento às drogas (Proerd) e fez uma apresentação com o canil, em que atraiu a atenção de adultos e crianças, em uma interação entre a polícia e a população.

A ONG uma Nota Musical que Salva também marcou presença. No mesmo local, as crianças tiveram acesso à leitura com livros infantis e histórias contadas por educadores.

A atividade foi prestigiada pela secretária executiva da Sedh, Ana Paula Almeida; a coordenadora estadual dos CSUs, Marcela Arbia; além da executiva da FAC, Cassandra Figueiredo e técnicos do Governo do Estado.

Conquista - o Centro Social Urbano Francisco Leocádio, localizado no bairro Alto das Populares, em Santa Rita, foi destaque nacional com a turma de Taekwondo, que treina no local em uma parceria com o Instituto Alpargatas.

A equipe conseguiu trazer para a Paraíba medalhas de ouro, prata e bronze conquistadas no Campeonato Brasileiro que aconteceu em São Paulo no período de 6 a 8 de setembro.

Tivemos um resultado histórico com 15 atletas inscritos e 13 sendo medalhistas. Entre as conquistas foram oito de ouro, três de prata e sete de bronze. Temos esse projeto social há 15 anos no CSU e vem dando muitos frutos”, comemora o treinador José Ronaldo Sousa.

Os atletas que ganharam o ouro foram: Jamierson Eugenio, Ronaldo Luis, Josuédna Gonçalves, Sidney dos Santos e Jaqueline Batista. A prata foi para os atletas Zenielington Lourenço e Daiane Araújo. Já o bronze foi garantido por Gislaine Mayara, Suzana Lima, Alanna Brenda, Alan Ewerty, Alex Rodrigo e Wallas Victor.

Compromisso – Com o intuito de incentivar o desenvolvimento social, o Governo do Estado, por meio da Sedh, investiu mais de R$ 2 milhões na recuperação dos Centros Sociais Urbanos do Estado.

Os locais funcionam diariamente com cursos profissionalizantes, escolinhas de esporte para crianças, grupos de idosos, Alcoólicos Anônimos. Os CSUs também sediam eventos como festas populares, ações comunitárias e casamentos coletivos.