João Pessoa
Feed de Notícias

Governo quer reforçar Educação no Trânsito entre alunos da rede estadual

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017 - 17:02 - Fotos:  Divulgação

Representantes da Secretaria de Estado da Educação (SEE) se reuniram, nesta quinta-feira (19), com integrantes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e outros órgãos do Governo do Estado, para debater a criação de um plano de Educação para o Trânsito, a ser aplicado neste ano. A iniciativa visa promover, principalmente nas escolas da rede estadual de ensino, um trabalho voltado a esta área, com intuito de desenvolver nas crianças e adolescentes uma consciência em relação à boa convivência no trânsito

Segundo a gerente executiva de Educação Infantil e Ensino Fundamental da SEE, Marta Medeiros, o encontro serviu como primeiro passo para que um trabalho integrado dentro dessa temática possa ser reforçado em sala de aula. “O jovem precisa entender o trânsito dentro de uma perspectiva ética e cidadã, percebendo que as regras existem e precisam ser respeitadas para que haja um bom convívio social”, ressaltou.

“Nosso planejamento para a educação no trânsito já leva em consideração a diversidade de cada local, porque as regras são as mesmas, mas a realidade é diferente em determinados municípios”, complementou Marta. “Precisamos agir da melhor maneira possível, para que todos entendam o trânsito da mesma forma, com a mesma importância, e que nossos alunos tenham uma educação integral não só acadêmica, mas voltada ao desenvolvimento do ser humano como um todo”, finalizou a gerente.

O pró-reitor de extensão da UEPB, professor José Pereira da Silva, acredita que as ações de Educação para o Trân
sito, planejadas e executadas de forma conjunta, vão gerar melhores resultados em todo o Estado. “Queremos a participação de todos, para que as ações sejam ampliadas e o futuro condutor veja o trânsito como espaço humano de relações humanas. Só assim, vamos registrar diminuições significativas no número de acidentes”, opinou.

Já o superintendente do Detran-PB, Agamenon Vieira, destacou que “a abrangência da Secretaria de Educação do Estado e a experiência do que já é feito nas escolas da rede devem resultar em um saldo ainda mais positivos neste ano. Entendemos que a escola não pode pensar em formar os alunos para que eles sejam apenas profissionais, eles precisam de orientações para sobreviver nos dias de hoje, de maneira geral, e o trânsito está dentro desse contexto”, completou.