João Pessoa
Feed de Notícias

Governo quer recompor o colegiado, incluindorepresentantes dos vários setores da sociedade

terça-feira, 1 de junho de 2010 - 15:44 - Fotos: 
Fortalecimento, celeridade e a criação de uma comissão temática para trabalhar mais ativamente os projetos apresentados no Conselho. Estas foram as palavras de ordem durante a reunião do Conselho Estadual de Desenvolvimento Turístico (Condetur), que aconteceu nesta terça-feira (1º) na Companhia de Desenvolvimento do Estado da Paraíba (Cinep), em João Pessoa. Presidida pelo secretário de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico (SETDE), Diego Tavares, a reunião também serviu para aprovar uma comissão responsável pela análise da nova composição do colegiado.

De acordo com o secretário, a recomposição é necessária uma vez que desde a criação do Conselho, a partir da Medida Provisória nº. 1 de 30 de julho de 2003, e também pela Lei nº. 7391, de 12 de setembro de 2003, “não houve admissão de nenhum novo membro e a nova administração governamental prima pela abertura de espaço e representatividade de todos”.

Novos membros – Foi sugerida a inclusão de novos membros que passarão a ter assento no Condetur, a exemplo da Companhia Docas, da Infraero, da Frente Parlamentar de Turismo (Parlatur), representação das Instâncias de Governança (que hoje na Paraíba são nove), dentre outros órgãos.

As inovações são necessárias já que surgiram novos órgãos voltados para o turismo, ao longo dos anos, e o fortalecimento do Conselho tem o objetivo de torná-lo mais atuante e ao mesmo tempo mais autônomo. Atualmente, o colegiado inclui representantes de todo o trade turístico estadual, órgãos governamentais, instituições financeiras e entidades de ensino superior. Diego Tavares informou que as reuniões acontecerão obedecendo a um intervalo máximo de dois meses, mas também podem ser convocadas em caráter extraordinário.

“Com isso, o objetivo é ter uma gestão pública mais centrada nos anseios da sociedade, para determinar algumas ações que facilitem o gestor a promover o desenvolvimento turístico. E é determinação do governador José Maranhão que a gestão seja democrática e participativa”, acrescentou o secretário.

Na próxima reunião já devem ser apresentadas as sugestões e a partir da formação do novo Conselho possam ser criadas as câmaras temáticas que tem suma importância e servirá de base para municiar o Condetur com as  informações e ações voltadas para a sociedade contando com a  participação tanto do poder público como da sociedade civil.

Numa próxima reunião, devem surgir propostas de criação de câmaras temáticas, equipes que constituem um importante agrupamento para aprofundar temas de interesse do turismo ou demandas apresentadas pelo colegiado.

Ana Neves, da Assessoria de Imprensa da SETDE