João Pessoa
Feed de Notícias

Governo quer melhorar índices com investimentos no setor primário

quarta-feira, 9 de junho de 2010 - 11:04 - Fotos: 

O secretário executivo da Agricultura da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), Ronaldo Torres informou na abertura do I Salão Estadual dos Territórios Rurais da Paraíba que o Estado tem hoje um déficit de mais de R$ 3 milhões na balança comercial e como solução apontou que seria preciso o apoio do setor agrícola com investimentos através das políticas públicas articuladas pelo Programa Territórios da Cidadania do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) com a participação de 22 ministérios, Governo do Estado e diversos parceiros.

Ele lembrou que a Paraíba precisa retomar favoráveis índices no setor primário, pois já ocupou a posição de primeiro lugar nacional de abacaxi, segundo produtor nordestino de cana-de-açúcar, maior produtor nacional de urucum, teve uma área de 700 mil hectares ocupada com algodão que gerou 1 milhão de postos de trabalho, entre outros.

O coordenador de órgãos colegiados da Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT) do MDA, Carlos Douglas Oliveira informou que a Paraíba é um dos Estados brasileiros que se destaca na articulação da participação do setor público com a sociedade civil organizada, apoiada pela SDT nos sete Territórios Rurais que hoje envolve 118 municípios. “Com a aprovação nesta quarta-feira (9) pelo Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRS), de mais sete pré-territórios nós vamos alcançar os 223 municípios paraibanos”, disse.

De acordo com a articuladora estadual da SDT/MDA, Nalfra Maria Queiroz Batista, no ano passado, foram aprovados 34 projetos na Paraíba através dos sete territórios rurais na Zona da Mata Sul, Borborema, Cariri Ocidental, Cariri Oriental, Curimataú, Médio Sertão e Zona da Mata Norte, com um investimento de R$ 7,8 milhões em feiras da agricultura familiar, unidades de apicultura, bancos de sementes e unidades de beneficiamento de produção (máquinas forrageiras, entre outros). “Diretamente foram beneficiadas cerca de 3.400 famílias”, destacou.
    

Qualidade de vida e geração de emprego e renda

           

A beneficiária da ação da SDT/MDA, a agricultora Maria das Graças Lima da Silva da comunidade Boa Vista em Rio Tinto atestou a qualidade de vida depois que passou a vender bolos na Feira do Produtor, organizada pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater-PB), na Estrada de Cabedelo.
  

Ela disse que montou seu negócio em sociedade com a dona-de-casa, Rita Ferreira dos Santos e já possibilitou o emprego de outra pessoa da comunidade. Por semana, chegam a vender 70 kg do produto a cada feira, além de diversos sabores de sucos, salgados e café com leite. Com o incremento nas vendas, elas já pensam em expandir o negócio e investir na compra de equipamentos e construção de um prédio.

As duas mulheres também fazem plano de vender a produção para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). “Com a ajuda da Emater, passamos a ser conhecidas e valorizadas no mercado que não conhecia os nossos valores. Além de nos capacitar, a Emater foi responsável pela nossa participação na Feira do Produtor”, lembrou.
  

No I Salão Estadual dos Territórios Rurais que acontece até esta quarta-feira (9), as duas agricultoras de base familiar puderam expor e vender os produtos na Feira de Produtos da Agricultura Familiar, uma das ações paralelas no primeiro dia do evento.
  

Além da participação de aproximadamente 250 pessoas, o evento contou com a presença de autoridades como o secretário executivo da Agricultura, Ronaldo Torres, o presidente da Emater, Hermano Araújo, delegado do MDA na Paraíba, Ranyfábio Cavalcante de Macêdo, diretor do departamento de cooperativismo e comercialização da SDT/MDA, Vital Filho, superintendente da Pesca e Aqüicultura da Paraíba, Luiz Gonzaga Júnior, pesquisador da Embrapa e ex-delegado do MDA-PB, Marenilson Batista, entre outros.
     

O evento é uma promoção da Secretaria do Desenvolvimento Territorial (SDT) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em parceria com diversas instituições públicas e privadas, dentre elas a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater-PB).

 

Assessoria de Imprensa da Emater-PB