João Pessoa
Feed de Notícias

Governo quer esforço conjunto para avançar na campanha contra aftosa

sexta-feira, 18 de novembro de 2011 - 20:53 - Fotos:  Secom-PB

A campanha de vacinação contra a febre aftosa será intensificada em toda a Paraíba, especialmente na região do Brejo. Durante esta semana, veterinários das Unidades Locais de Sanidade Animal e Vegetal dos municípios de Guarabira, Sapé e Alagoa Grande se reuniram para discutir as ações da Emater e da Defesa Sanitária e traçar estratégias de avanço nas metas estabelecidas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) e da Emater-PB.

Realizado na Estação Experimental da Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba S.A. (Emepa), na cidade de Alagoinha, o encontro teve a participação do titular da Sedap, Marenilson Batista, e do secretário executivo da Agropecuária, Rômulo Montenegro, além de produtores rurais e prefeitos da região Brejo.

Em Itabaiana – Na região de Itabaiana, onde há grande potencialidade para a pecuária, os criadores participaram de um dia especial da Campanha de Erradicação de Febre Aftosa. O evento aconteceu no Assentamento João Pedro Teixeira, no município de Mogeiro, e reuniu dezenas de criadores da região.

O coordenador da campanha na Emater-PB, Lino Gonçalves, destacou a importância da erradicação da aftosa para o fortalecimento da economia sustentável da Paraíba. Já o médico veterinário Antônio Jocemar da Silva destacou a necessidade de seguir as orientações para proceder na vacinação dos animais e para obter uma imunidade satisfatória.

O esforço do Governo do Estado em realizar a campanha de vacinação contra a febre aftosa foi reconhecido pelo secretário da Agricultura de Mogeiro, Severino Avelino da Silva, como uma das ações mais importantes para a região. O processo de vacinação terá continuidade até o final deste mês, e o objetivo do Governo é mobilizar um número cada vez maior de criadores para o trabalho que visa transformar a Paraíba numa zona livre da febre aftosa.