Fale Conosco

3 de julho de 2013

Governo quer ampliar compra aos agricultores familiares pelo PAA



O número de agricultores familiares que passarão a fornecer produtos agrícolas ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) na Paraíba deverá chegar a 2.119 em 127 municípios. O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Humano e da Emater, empresa vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, começou a articulação com as prefeituras municipais com essa finalidade.

O anúncio foi feito na abertura do 2º Congresso Estadual dos Trabalhadores na Agricultura Familiar que se realiza na cidade de Sapé, pelo coordenador do PAA na Paraíba, Ângelo Viana. Segundo ele, a meta do governo é passar dos 618 fornecedores previstos para até dezembro próximo nos 14 municípios para 2.199 fornecedores em 127 municípios nos próximos anos. Atualmente, apenas 319 agricultores comercializam ao PAA. “Para que isso ocorra, a parceria com a Emater é fundamental, já que tem capacidade de mobilização e contato direto com os agricultores e agricultoras”, afirmou.

Segundo ele, a decisão é garantir um mercado para o cultivo agrícola proveniente de base familiar, com isso possibilitando renda e melhorando a qualidade de vida das pessoas. O presidente da Emater, Geovanni Medeiros, destacou a importância da ampliação dessa parceria e ressaltou que o foco da Empresa principalmente tem sido a produção agroecológica.