Fale Conosco

13 de março de 2014

Governo qualifica 160 profissionais no manejo clínico da dengue na região de Monteiro



A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência de Vigilância em Saúde, está promovendo, nesta quinta-feira (13), o manejo clínico com classificação de risco para a dengue na 5ª Gerência Regional de Saúde, com sede em Monteiro, no Teatro Municipal.

Estão sendo qualificados 160 profissionais, entre médicos e enfermeiros, que atuam na atenção básica e hospitais, além dos coordenadores de vigilância epidemiológica dos 16 municípios que compõem a 5ª Gerência (Amparo, Camalaú. Caraúbas, Congo, Coxixola, Monteiro, Ouro Velho, Parari, Prata, São João do Cariri; São João do Tigre, São José dos Cordeiros, São Sebastião do Umbuzeiro, Serra branca, Sumé e Zabelê).

Durante o manejo, são repassados conhecimentos sobre o mosquito, a doença, sinais e sintomas, tratamento, fluxos assistenciais e de laboratório e também é apresentada a nova classificação da dengue e ainda a situação epidemiológica do estado e da região onde está sendo realizado o treinamento”, explicou Isabel Sarmento, técnica da dengue na SES.

O manejo clínico de 2014 já foi realizado nas 6ª, 7ª, 8ª, 9ª, 10ª e 11ª gerências regionais de saúde. As demais agendas nas 1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 12ª gerências ainda serão definidas.