Fale Conosco

3 de março de 2016

Governo prorroga prazo para inscrições de estudantes em programa de intercâmbio internacional



Os estudantes da rede estadual de ensino que desejam participar do intercâmbio internacional em escolas secundaristas do Canadá ganharam mais um prazo para se inscrever no Programa Gira Mundo.  Agora, eles poderão se inscrever até o dia 20 de março, bastando para isso acessar o endereço eletrônico www.paraiba.pb.gov.br/educacao, desde que atendam aos requisitos do edital. Podem se candidatar alunos do 2º ano do Ensino Médio da rede estadual de ensino. Professores também podem se cadastrar no programa.

O objetivo do programa do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), é oportunizar o desenvolvimento linguístico e a interação com novas culturas e métodos de ensino, além de motivar os alunos e professores na busca por uma melhor formação e desempenho na escola. O resultado preliminar com os selecionados vai ser divulgado no dia 23 de março, mas a lista final será publicada no dia 13 de julho e, em agosto, eles partirão para o Canadá.

Os alunos residirão em casa de famílias nativas (host family) do Canadá, cursarão um semestre letivo em high school e farão um curso de imersão em inglês, com bolsa-auxílio no valor total de R$ 4.200,00 divididos em seis parcelas. Já o professor vivenciará novas práticas pedagógicas que proporcionarão o aperfeiçoamento profissional, durante três meses, em escolas de nível médio do Canadá. Também terá moradia com host family, com bolsa-auxílio no valor total de R$ 2.100,00, divididos em três parcelas.

Curso preparatório – Os alunos pré-selecionados vão iniciar um curso de línguas, no dia 2 de abril. Será uma forma de se preparar para a prova TOEIC, que será aplicada em 18 de junho. O TOEIC é o teste de maior reconhecimento no mundo, utilizado por mais de 4,5 milhões de pessoas todos os anos. Uma boa pontuação na prova abre portas para o mundo. Isso porque várias empresas, instituições educativas e órgãos governamentais, em diferentes países, aceitam o TOEIC como certificação de proficiência.

Declaração-mestrado