João Pessoa
Feed de Notícias

Governo promoverá o XI Salão do Artesanato Paraibano, em dezembro

quinta-feira, 19 de novembro de 2009 - 16:59 - Fotos: 

O Governo do Estado vai realizar, entre os dias 17 de dezembro deste ano e 17 de janeiro de 2010, o XI Salão do Artesanato Paraibano, o segundo organizado em 10 meses pela atual administração. O projeto foi aprovado pelo governador José Maranhão, após ouvir detalhes de seu funcionamento da coordenadora do Programa Paraibano de Artesanato, Marielza Araújo, e da arquiteta Sandra Moura, presidente de honra do Programa, durante encontro no Palácio da Redenção, em João Pessoa, nesta quinta-feira (19).

O Salão de Artesanato vai ocorrer no Espaço Cultural e terá como tema central ‘Mãos de Fibra’, contemplando as diferentes áreas da produção dos artesãos, desde peças de barro, fibras naturais, rendas, couro e outros. Também haverá espaço para cordel, área indígena, fios, metais, osso e pedra, habilidades manuais e algodão colorido. Neste ano será prestada uma homenagem a artesã e mestra Zefinha, que trabalha com fibras.

A escolha da data, segundo a arquiteta Sandra Moura, é porque se trata de um período de férias e de verão que, como acontece todos os anos, atrai muitos turistas, além de contar com o pagamento do 13º salário aos trabalhadores. Pela primeira vez, será colocado à disposição dos turistas um transporte para deslocamento do hotel onde estejam hospedados até o Espaço Cultural.

Também está sendo pensado um projeto de mídia para mostrar a importância do evento. “É importante ressaltar essa mobilidade para que os turistas possam encontrar o nosso produto. Estamos valorizando os artesãos da nossa terra e os produtos do Estado”, afirmou Sandra Moura. A expectativa é que estejam presentes ao Salão do Artesanato pelo menos 4.400 artesãos, vindos de todo o Estado.

Da Assessoria do Programa Paraibano de Artesanato