Fale Conosco

28 de agosto de 2013

Governo promove shows de Silvério Pessoa, Mamelungos e Escurinho



O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Cultura, é um dos parceiros na realização do projeto Circuito Trans-Forme, com shows de Silvério Pessoa & Mamelungos (PE) e do cantor e percussionista Escurinho. Os shows acontecem nesta quinta-feira (29), às 19h30, no Pátio do Centro Turístico de Tambaú, com acesso gratuito.

Abrindo a noite, Silvério Pessoa e a banda Mamelungos se encontrarão no palco para uma apresentação permeada de referências da cultura popular, intercalando as duas bandas e, em alguns momentos, todos tocando juntos. O resultado desse encontro é um show dinâmico, que traz duas gerações de artistas pernambucanos unidos pela pluralidade de ritmos, com pegada moderna e referências regionais. As apresentações vão acontecer em um palco móvel, o caminhão palco, que tem percorrido cidades do Nordeste, ocupando espaços que tem uma relação com educação e cultura.

Em seguida, subirá ao palco o cantor e percussionista Escurinho, com o show do seu mais recente CD, “O Princípio Básico”. Nele, o músico traz sucessos de seu repertório, músicas que já circulam na boca do público cativo e que ganharam seu devido registro este ano. Transitando entre sonoridades distintas, Escurinho transforma a música regional num verdadeiro caldeirão de culturas híbridas, criando fusão entre o rock e o hardcore e o universo popular.

O Circuito Trans-Forme é incentivado pelo Funcultura do Estado de Pernambuco e consiste em fazer circular shows e debates com o artista Silvério Pessoa e a banda Mamelungos por quatro cidades do Nordeste: Natal, João Pessoa, Caruaru e Maceió.

Circuito – Procurando um diálogo com o público desses ambientes e também com o público em geral, o projeto inclui ainda a realização em cada cidade visitada de palestras, num formato de bate papo, sobre temas que envolvem mercado da música, produção cultural, cultura local x global, novas mídias, entre outros.

Às 16h, no Auditório da PBTur, serão desenvolvidas três palestras. O cantor Silvério Pessoa falará sobre o tema “Cultura popular e globalização”, a produtora Karina Hoover debaterá sobre “Produção Cultura: vivências de produção em diversas sob o olhar de contratante e contrata”, e os integrantes da banda Mamelungos discutirão o tema “Fazer música nos dias de hoje: como iniciar uma carreira nos dias atuais e se promover”.

A ideia é aproximar a realidade de uma produção musical atual, dificuldades e inovações desse mercado, da cultura local e do público em geral, fomentando novos consumidores, apreciadores e produtores desse segmento, e em alguns dos locais poder ainda auxiliar no desenvolvimento de processos pedagógicos a partir de uma visão de aproximação da música ao contexto de aprendizagem, como forma de valorização e perpetuação de uma cultura que pode ser mixada ao universo contemporâneo da rotina dos jovens.