Fale Conosco

29 de novembro de 2016

Governo promove seminário sobre tratamento de usuário de drogas



O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB), promove nesta quarta-feira (30), no auditório da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) o Seminário ‘Na Prática: Cuidando do Usuário de Drogas em Liberdade’. Na programação, desenvolvida pelo Núcleo de Saúde Mental da SES-PB, está a mesa de abertura, intitulada ‘Efetivando Direitos’, com a presença da secretária estadual de Saúde, Roberta Abath, entre outras autoridades.

O evento é destinado aos profissionais da Rede Caps, profissionais de saúde e a sociedade em geral.

“Este seminário é o desfecho do projeto estratégico do Ministério Público da Paraíba ‘Atenção ao Usuário de Drogas e Suas Famílias’, iniciado em parceria com a SES-PB em 2015. O projeto realizou audiências públicas em 27 municípios do Estado, capacitações para a formação permanente de profissionais da Rede de Atenção aos Usuários de Crack e outras drogas, e dos membros das redes e fiscalizações nos Caps, considerando as ações dos serviços existentes, a implantação e o incentivo a programas de tratamento dos usuários de drogas, envolvendo suas famílias e comunidade”, informou a coordenadora estadual de Saúde Mental, Shirlene Queiroz.

Após a mesa de abertura, se apresentam os grupos culturais BatuCaps e Folclore Nordestino – os componentes são usuários dos Caps AD III e Caps AD III Regional. A organização do evento programou, ainda, a mesa ‘Construindo Caminhos’.

“Na segunda mesa, vamos apresentar os projetos em andamento na Paraíba, como o ‘Atenção ao Usuário de Drogas e à Família’; o projeto ‘Reinserir’; e o programa de prevenção ‘#TamoJunto’”, disse Shirlene.

As atividades seguem no período da tarde, a partir das 14h, com apresentação cultural de Roda de Samba, com os usuários do Caps AD Primavera (Cabedelo). Em seguida, inicia-se a mesa ‘Vivenciando Possibilidades’. “Vamos mostrar experiências exitosas de cuidado ao usuário de drogas em liberdade nos municípios de Campina Grande, Lagoa Seca, Princesa Isabel, Esperança, Picuí e João Pessoa”, pontuou a coordenadora de Saúde Mental.

A programação do seminário se estende com apresentação cultural do grupo Tambores da Alegria, do município de Picuí e será finaliza com o lançamento do livro ‘Surtos Poéticos, Poemas e Outros Textos’, do escritor Fábio Morais.