Fale Conosco

11 de outubro de 2012

Governo promove seminário sobre direção defensiva para condutores da Saúde



O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde, realizará de 15 a 22 deste mês o I Seminário de Direção Defensiva da Paraíba, que terá como tema: “Trânsito Seguro é Direito de Todos” e será destinad aos condutores de veículos oficiais da Saúde. O evento acontecerá na Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep), no Bairro de Mangabeira, em João Pessoa, e contará com a participação do Secretário de Estado da Saúde, Waldson Dias de Souza.

O evento foi dividido em duas etapas para atender aos 160 condutores que fazem parte da 1ª Macro Regional de Saúde, que compreende os municípios de João Pessoa, Santa Rita, Itabaiana, Guarabira, Lagoa de Dentro, Itapororoca, Belém, Solânea e Serraria, ou seja, onde existem unidades de saúde gerenciadas pela SES.

Para o secretário Waldson Dias de Souza, ações como essa são de extrema importância para realizar um trabalho de educação relacionada ao trânsito, além de oferecer segurança para quem trabalha dirigindo e para quem trafega em nossas vias. “Nosso objetivo é preparar e conscientizar os servidores, a fim de evitar acidentes e qualificá-los para uma boa condução”, afirmou o secretário.

De acordo com o chefe do Núcleo de Transportes da Secretaria de Estado da Saúde, (SES), Wilker Camboim, o evento, que acontecerá no horário das 8h ao meio dia, será realizado numa parceria com o Corpo de Bombeiros,  Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Polícia Rodoviária Federal, Comitê de Mortalidade  e o Centro de Referência Estadual de Saúde do Trabalhador (Cerest).

Ele explicou que durante o seminário, os motoristas receberão noções sobre direção defensiva, legislação de veículos de emergência (Código de Trânsito), atendimento pré-hospitalar (APH) para transporte de emergência e saúde do trabalhador, dentre outros temas. “Nosso objetivo é capacitar esses condutores para que eles dirijam com segurança e responsabilidade e assim evitem acidentes”, disse Camboim.

O chefe do Núcleo de Transportes da SES lembrou que essa capacitação nunca foi realizada em governos anteriores. Wilker Camboim adiantou que a intenção é que essa reciclagem abranja os condutores veículos oficiais da saúde de toda a Paraíba. “O Governo do Estado está atento à qualificação dos seus servidores para que eles possam desempenhar suas funções com segurança, qualidade e responsabilidade”, finalizou Camboim.

Programação:

8h30 – Abertura com o Secretário de Estado da Saúde, Waldson Dias de Souza.

Palestras:

9h – Direção Defensiva para veículos oficiais (PRF)

9h40 – Debate

9h50 – Código de Trânsito Brasileiro (Detran-PB)

10h30 – Debate

10h40 – Noções Básicas de atendimento pré-hospitalar. (APH) (Corpo de Bombeiros)

11h20 – Debate

11h30 – Risco potencial de acidentes e saúde do trabalhador do trânsito (Cerest-PB)