Fale Conosco

30 de abril de 2015

Governo promove seminário sobre a Topografia Social da Paraíba



O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano, em parceria com a Universidade Federal da Paraíba, do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Sociais, realizou nesta quinta-feira (30), no auditório do Tambaú Flat, o Seminário sobre a Topografia Social da Paraíba.

O documento é referente ao Estudo de Indicadores de Proteção Social em Territórios Urbanos e Rurais para Implementação de Políticas Públicas.

“Precisamos fortalecer as ações do Governo no sentido de que as iniciativas apresentem resolutividade na vida das pessoas. Para isso, a gente precisa conhecer o território, o que temos ou não de proteção social, para saber o quanto é preciso investir e construir em termos produtivo e social para continuar avançando ainda mais”, destacou a secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Aparecida Ramos de Meneses.

Estudo – Uma das coordenadoras da Topografia, professora Marinalva Conserva (UFPB), explicou que o trabalho é um estudo sócio territorial urbano e rural, com base nos indicadores do censo de 2010, como também sobre o georreferenciamento da rede socioasssistencial, da saúde e educação da Paraíba.

“Temos também no estudo uma amostra com as famílias beneficiárias da transferência de renda, que foi uma pesquisa feita com 2.100 famílias distribuídas em 33 municípios paraibanos. Então, a Topografia Social vai configurar estes diversos estudos da Paraíba com o objetivo de construir uma ferramenta de gestão pública para o planejamento das políticas públicas do estado”, informou. Também coordenou a Topografia a professora Dirce Koga (PUC-SP).

O professor Frederico Ramos, da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, ressaltou que a Topografia Social da Paraíba tem uma característica inédita no país.

“Este levantamento feito na Paraíba tem um certo ineditismo porque conseguimos reunir em um mesmo produto leituras das realidades urbanas e rurais. Isso permite a orientação e planejamento de ações na perspectiva de superação das vulnerabilidades em termos de prover proteção social daquelas famílias”.

Assistiram à apresentação, representantes das secretarias da Saúde e Educação do Estado, do Orçamento Democrático, Gabinete do Governador, além de professores e alunos da Universidade Federal da Paraíba.