Fale Conosco

24 de abril de 2013

Governo promove seminário estadual sobre Saúde Integral da População LGBT



O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, promove na próxima sexta-feira (26), o I Seminário Estadual de Saúde da População LGBT. O evento vai acontecer das 9h às 17h, no auditório do Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor) e deve reunir cerca de 100 participantes. O seminário vai contar com a representante do Ministério da Saúde e coordenadora do Comitê Técnico Nacional de Saúde Integral da População LGBT, Kátia Souto. Ela vai proferir a palestra “Atualização sobre os avanços da Política Nacional de Saúde Integral da População LGBT e desafios para o Estado da Paraíba”.

A gerente operacional das DST\AIDS e Hepatites Virais da Secretaria de Estado da Saúde, Ivoneide Lucena, explicou que o seminário faz parte das ações do Comitê Estadual de Saúde Integral da População LGBT, criado em novembro de 2012 pela Portaria nº 567/GS/SES/PB e é composto por representantes da sociedade civil organizada e gestão pública estadual.

Atualmente, apenas quatro Estados têm esse comitê, entre eles a Paraíba. “Nesse seminário, teremos a oportunidade de ouvir e debater sobre as demandas do Movimento LGBT para políticas públicas de saúde na Paraíba e para isso contamos com a participação e contribuição de todos nesse processo coletivo e democrático de construção de políticas de saúde voltadas para população LGBT no Estado da Paraíba”, destacou Ivoneide Lucena.

Ela explicou que o seminário pretende fortalecer o diálogo e as ações de cuidado para a população LGBT; dar visibilidade ao público e colocar em prática o que vem ocorrendo na atual gestão em todas as secretarias estaduais que é o respeito à individualidade humana e, por fim, incluir essa população junto aos serviços de saúde. “O Estado, por meio da Secretaria Estadual da Mulher e da Diversidade Humana, implantou o Espaço LGBT. Lá  é disponibilizada assistência psicológica e jurídica para as pessoas que fazem parte da população LGBT”, lembrou a gerente.

Ivoneide Lucena ainda explicou que, nos próximos dias, a Secretaria da Saúde vai implantar um ambulatório Estadual de saúde da população TT (Travestis e Transexuais), no Hospital Clementino Fraga. No local, será disponibilizado o acompanhamento de fonoaudiólogos, médicos, psicólogos e dentistas. “Acreditamos que estamos no caminho certo, avançando e propondo formas de cuidado das pessoas LGBT do Estado”, finalizou Ivoneide Lucena.

 

Veja programação do seminário:

 

9h – Mesa de Abertura

10h – Mesa Temática: “Atualização sobre os avanços da Política Nacional de Saúde Integral da População LGBT e desafios para o estado da Paraíba”.

Coordenação de mesa: Roberta Schultz (Gerência LGBT/SEMDH-PB)

11h – Debate

12h – Intervalo para o almoço

14h – Mesa Temática: “Demandas do movimento LGBT relativas às políticas públicas de saúde na Paraíba

Representações do movimento LGBT da Paraíba:

Coordenação de mesa: representante da Secretaria de Estado da Saúde

15h – Debate

16h – Informes sobre o “Curso de formação de lideranças LGBT” – Kátia Souto.

16h30 – Coffee break