João Pessoa
Feed de Notícias

Governo promove Seminário de Educação Integrada

sexta-feira, 15 de junho de 2012 - 16:48 - Fotos:  Secom-PB

Foto: Secom-PB

A temática da integração e corresponsabilidades das esferas do poder na educação foi o tema abordado pelo secretário da Educação, Harrison Targino, durante a solenidade de abertura do Seminário de Educação Integrada: União, Estado e Municípios, nesta sexta-feira (15), na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes. O objetivo do seminário foi apresentar e informar os municípios contemplados com o Programa Mais Educação em 2012 sobre o procedimento de implantação do programa nas escolas autorizadas pelo MEC.

“Estamos aqui porque temos um desejo em comum, que é fazer com que efetivamente a educação pública seja uma educação de qualidade e tenha eficiência no processo de ensino e aprendizagem”, destacou o secretário.

Após seu pronunciamento, o secretário convidou o aluno Emanuel Mendes Moreira, do 6º ano da Escola Estadual João Úrsulo da cidade de Santa Rita, que participa das oficinas do Programa Mais Educação, para dar seu depoimento. “Falar do Mais Educação é falar da minha vida enquanto criança, pois eu estudava pela manhã, e à tarde vendia macaxeira na rua. Quando conheci o Mais Educação, comecei a frequentar a escola à tarde e participei das oficinas, mudando assim completamente a minha vida e me ajudando a tirar boas notas”, contou Emanuel.

Durante o evento foram apresentadas experiências exitosas do Programa Mais Educação nas Escolas Estaduais João Úrsulo, Agostinho Fonseca Neto, João Medeiros e Francisco Campos, além de peças teatrais.

Além do secretário de Estado da Educação, Harrison Targino, fizeram parte da mesa de abertura do evento o coordenador nacional do Programa Mais Educação, Leandro Fialho, a secretária de Educação e Cultura do município de João Pessoa, Ariane Sá, a presidente da Undime, Amarides do Carmo Dantas Dias, a consultora do MEC e responsável pelo Programa Mais Educação na Paraíba, Samira Bandeira, e o representante do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Átila Sorrentino.

O seminário, uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Ministério da Educação (MEC), contou com a participação do evento secretários municipais de educação, técnicos das secretarias municipais de educação, gerentes regionais de educação do Estado, além de diretores e professores das escolas integrantes do Programa Mais Educação.

Mais Educação - Instituído pela Portaria Interministerial n.º 17/2007, o Mais Educação integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), como estratégia do Governo Federal para a ampliação da jornada escolar e a organização curricular. Com a ampliação da jornada escolar, além do período onde acontecem as aulas, o aluno continua mais um turno na escola participando de oficinas de acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos em educação, cultura e artes, cultura digital, promoção da saúde, educomunicação, investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica.

Na Paraíba 36.449 alunos das 239 escolas de Ensino Fundamental da rede estadual, distribuídas em 39 municípios nas 14 Gerências Regionais de Educação (GRE), participam do programa Mais Educação. Quando assumiu o governo, a atual administração encontrou 105 escolas estaduais no Programa Mais Educação. A partir de agosto deste ano, o número de escolas dobrará, passando para 478 escolas participantes.