João Pessoa
Feed de Notícias

Governo promove seminário com prefeituras para discutir comercialização ao PNAE e PAA

quarta-feira, 5 de junho de 2013 - 19:13 - Fotos: 

O Governo do Estado e oito prefeituras do Sertão realizaram, nesta quarta-feira (5), em Pombal, o 1º Seminário Regional sobre Agricultura Familiar e Escola, organizado pela Secretaria de Educação, por meio da 13ª Gerência Regional de Educação, e pela Emater, empresa vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, escritório regional de Pombal. Participaram representantes dos municípios e 300 participantes entre diretores de escolas e agricultores familiares.

Os oito municípios integrantes da 13ª Gerência Regional de Educação já compram alimentos aos agricultores familiares, e existe uma perspectiva de crescimento. “O Seminário tem por objetivo promover a integração entre a agricultura familiar, alimentação escolar e PNAE, junto às escolas. O evento também visou reconhecer a escola como espaço de articular do PNAE”, afirmou a professora Ione Severo, gerente da 13ª Regional de Educação, em Pombal.

Segundo a professora, a partir deste Seminário, os gestores municipais serão sensibilizados a aderirem aos PAA e PNAE, como também os produtores estão tendo oportunidade de dialogar com os diretores das escolas, inclusive mostrando os produtos agrícolas produzidos na região.

A professora lembrou que a compra da merenda escolar diretamente aos agricultores traz inúmeros benefícios, todos ganham com esse processo, as famílias agricultoras incrementam sua renda mensal, os alunos consomem uma alimentação mais saudável e os professores podem trabalhar na sala de aula a questão ambiental.

Uma prova disso é que na Escola Estadual Monsenhor Vicente Freitas, em Pombal, um grupo de alunos desenvolve um projeto com alimentação alternativa, aproveitando as cascas das frutas que geralmente não são consumidas, para fabricar bolos e doces que, inclusive, foram expostos na Exposição durante o evento”, comentou.

O coordenador do escritório regional da Emater em Pombal, Leonar de Sousa, fez uma explanação sobre as atividades de extensão rural e destacou que, na região, os trabalhos visam aproximar cada vez mais os agricultores aos órgãos que adquirem os produtos agrícolas.

A chefe de gabinete da Sedap, Cida Henrique, lembrou que este foi o primeiro seminário realizado com essa finalidade e que, em outras regiões, há municípios que já estão comprando mais de 30% de produtos para a merenda escolar.

O gerente operacional da Sedap, Elton Brito, falou sobre as perspectivas e desafios do PAA e PNAE na Paraíba. Outros temas debatidos no evento foram a “manutenção e apropriação de hábitos alimentares saudáveis”, por Anailza Chavier Amaro; Angelo Rofan falou sobre “recursos financeiros do PNAE” e Gilcean da Silva Alves abordou a agricultura e sustentabilidade no semiárido brasileiro. Ao final, os municípios assinaram carta de compromisso de adesão ao PNAE.

Na parte da tarde, aconteceu a primeira exposição de produtos agrícolas de agricultores familiares fornecedores ao PNAE, organizada pela Emater. Uma das comunidades presentes à exposição e fornecedora de alimento é a Associação de Apicultores e Produtores Rurais de Pombal, com sede na Sitio Pitombeira, criada há seis anos, contando atualmente com 45 associados que trabalham com diferentes culturas. “Desde o primeiro momento a Emater está junto de nós, orientando e estimulando”, afirmou o presidente da entidade, João Batista dos Santos.