Fale Conosco

24 de julho de 2013

Governo promove Salão da Agricultura em João Pessoa nesta quinta-feira



O Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), abre o 2º Salão da Agricultura nesta quinta-feira (25), às 19h, no Busto de Tamandaré, praia de Tambaú, em João Pessoa.

Com o tema “A Paraíba Produz Alimento Saudável”, o objetivo do salão, que deverá agregar cerca de 200 agricultores, é incentivar o consumo da alimentação saudável e a prática da agricultura urbana, além de valorizar as práticas agroecológicas já existentes no Estado, oferecendo temáticas rurais adaptáveis ao contexto urbano através de mini-cursos, oficinas e debates.

De acordo com o assessor técnico da Sedap, Aderval Dias, é de extrema importância a interação da sociedade com esses produtos por meio da Feira da Agricultura Familiar. “Trazer a agricultura para o meio urbano é essencial, tendo em vista que as pessoas da cidade precisam desenvolver mais o hábito de consumir alimentos saudáveis que estão disponíveis em cerca de 22 feiras agroecológicas em todo o Estado, inclusive em João Pessoa”, informou.

Abertura – O governador Ricardo Coutinho participará da abertura do evento e fará a entrega de cheques aos Arranjos Produtivos Locais (APL) dos municípios de Belém (Associação dos Produtores de Leite), Lucena (Cocada da Kenga), Pombal (Ascora), Campina Grande (artesanato) e Jericó (beneficiamento de piscicultura).

Ainda na solenidade, o governador fará a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre Governo do Estado, Procase, Cooperar, Empreender-PB, Sebrae e Emater. Durante a noite de abertura ainda haverá forró pé de serra até às 22h e degustação da Emepa.

De sexta-feira (26) até o próximo domingo (28) haverá uma vasta programação, com a realização de oficinas gratuitas, Feira da Agricultura Familiar, Feira de Adoção de Animais e forró pé de serra nos períodos noturnos.

Feira Agroecológica – Para estimular a prática da alimentação saudável, de sexta à domingo, sempre a partir das 8h, haverá a Feira da Agricultura Familiar. Os produtos comercializados são produzidos sem agrotóxicos, oriundos das associações de produtores rurais de todo o Estado.

Oficinas – Profissionais da Emater vão ministrar a oficina “Horticultura em pequenos ambientes” para o cultivo de plantas em apartamentos e quintais urbanos, das 9h às 11h, na sexta-feira (26). No sábado (27), o mesmo mini-curso será oferecido no horário das 15h às 17h.

Já os profissionais do Programa Sesi “Cozinha Brasil” ministrarão a oficina “Alimentação Saudável”, que vai mostrar a utilização de alimentos agroecológicos, com reaproveitamento de cascas e sementes. Os horários são: na sexta-feira, das 15h às 17h e no sábado, das 9h às 11h.

A oficina “Jardinagem: bonsai e arranjos-florais”, destinada a estudantes de arquitetura, urbanismo, designer de interiores e donas de casa, será ofertada das 15h às 17h, na sexta-feira (26), e das 9h às 11h, no sábado (27), por técnicos da Emepa e Empasa.

Ainda será disponibilizada a oficina “Cuidados com os animais domésticos”, ministrada por professores da Universidade Federal da Paraíba, do campus de Areia, e por técnicos da Associação de Proteção Animal Amigo do Bicho (APAAB), no horário das 9h às 11h, na sexta-feira (26) e das 15h às 17h, no sábado. Também no sábado (27), pela manhã, haverá a Feira de Adoção de Animais com exposição de gatos e cães.

Inscrições - Os interessados pelas oficinas, sejam produtores ou não, deverão realizar as inscrições através da página da Sedap, no portal do Governo do Estado no seguinte endereço: http://paraiba.pb.gov.br/ecosistema/semana_da_agricultura/.

Semana da Agricultura - O 2º Salão da Agricultura faz parte da programação da Semana da Agricultura, que teve início nessa segunda-feira (22), em Campina Grande, e segue até esta quinta-feira (25), em Areia. Os municípios de Itaporanga e Juru também integram a programação com diversas atividades, entre elas, exposição de caprinos e ovinos, palma resistente, blocos nutricionais, derivados do leite, distribuição de mudas e sementes, alevinos, apresentações culturais e entrega de títulos definitivos de propriedades.

O evento é coordenado pela Sedap em parceria com Emater, Emepa, Interpa e Empasa, e conta com o apoio do Sebrae, Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Fetag, UFPB, Ministério do Desenvolvimento Agrário, IFPB e movimentos sociais.